Jornalista Mauro Sampaio lança fotolivro sobre cães e gatos em Brasília
O fotógrafo piauiense passou a fotografar cães e gatos nas janelas da capital federal em 2021.
Com olhar aguçado para cenas do cotidiano, o jornalista e fotógrafo piauiense Mauro Sampaio decidiu eternizar imagens de cães e gatos em um livro. O fotolivro, intitulado ‘Cães e gatos nas janelas’, será lançado nesta quinta-feira (23) na Livraria Circulares, em Brasília. Mauro Sampaio foi destaque em reportagem da TV Globo DF na manhã desta quarta-feira (22).
Mauro Sampaio (Foto: Reprodução/Instagram)
Em entrevista ao Lupa1, Mauro detalhou como surgiu a ideia de fotografar cães e gatos em seus momentos de lazer e descanso nas janelas dos apartamentos das quadras 400 da Asa Norte. Mauro Sampaio é piauiense e mora em Brasília desde 2005.
Cachorro na janela (Foto: Mauro Sampaio)
“Um fotógrafo do cotidiano, ou de rua, está em permanente exercício visual. O cenário urbano é o seu estúdio. Nas minhas caminhadas pelas quadras residenciais do Plano Piloto de Brasília, particularmente nas chamadas quadras 400 da Asa Norte (com blocos residenciais de apenas 3 andares), sempre em companhia da máquina fotográfica, tive um encontro, digamos assim, com um cão na janela de um apartamento”, contou Mauro.
A primeira fotografia foi tirada em janeiro de 2021. “Fotografei, gostei do resultado, e constatei que estava diante de uma situação que se repetia em vários apartamentos. O encontro com esse cão ocorreu em janeiro de 2021”, continuou o jornalista.
Cachorro atento na janela (Foto: Mauro Sampaio)
Com as cenas do cotidiano, Mauro Sampaio se deu conta que poderia reunir suas fotografias em um livro. Um ano e nove meses depois, Sampaio selecionou 60 fotografias para publicação.
“A ideia de realizar um ensaio desses encontros com gatos e cães nas janelas foi imediata. O fotolivro começou a se formar na sequência das imagens que ia fazendo. O trabalho de campo durou um ano e nove meses, de janeiro de 2021 a setembro de 2022”, finalizou.
Gato na janela (Foto: Mauro Sampaio)
O fotolivro foi editado pela Nova Aliança Editora e foi impresso pela gráfica Halley, de Teresina.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .