Andressa Martins

Jornalista Gustavo Almeida recebe homenagem na cidade de Dom Inocêncio

Profissional do Portal Lupa1 foi agraciado com medalha concedida pela Câmara Municipal.

04 de julho de 2022 às 17:07
3 min de leitura

O jornalista Gustavo Almeida, do Portal Lupa1, foi homenageado no último sábado (2) com a ‘Medalha Padre Manuel Lira Parente’, concedida pela Câmara Municipal de Dom Inocêncio, cidade a 610 km de Teresina, no semiárido piauiense. A honraria, instituída este ano, reconhece a importância de pessoas que contribuíram e/ou contribuem para o desenvolvimento do município. Ao todo, foram 20 agraciados com a medalha.

Parte dos homenageados pela Câmara de Dom Inocêncio (Foto: Núbia Lira)

Gustavo Almeida é natural de Dom Inocêncio e morou no município até os 19 anos. Foi lá onde iniciou na comunicação ainda aos 14 anos. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), o profissional costuma usar espaço na imprensa para enaltecer as potencialidades e tradições do município, bem como expor problemas que afligem a população local e denunciar descasos do Poder Público com a região.

Além do jornalista, também foram homenageados a atual prefeita Virgínia Dias e a vice-prefeita Conceição Leal, todos os ex-prefeitos do município, os ex-vice-prefeitos, ex-vereadores vivos que fizeram parte das duas primeiras legislaturas, o primeiro médico a morar na cidade e outras personalidades. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara.

Vereador Raimundo do Lero fez entrega da medalha ao jornalista (Foto: Núbia Lira)

Para o presidente da Câmara de Dom Inocêncio, vereador Walter Gomes (Progressistas), é importante reconhecer o legado daqueles que têm ajudado no desenvolvimento do município.

“Sabemos que cabe aos vereadores elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, mas precisamos também agradecer e reconhecer aqueles que têm ajudado no desenvolvimento do nosso município. Foi por isso que realizamos essa sessão solene para homenagear, através da Medalha Padre Lira, pessoas que têm relevantes serviços prestados ao município”, destacou o vereador.

Vereador Walter Gomes, presidente da Câmara de Dom Inocêncio (Foto: Núbia Lira)

MEDALHA PADRE LIRA
A honraria recebe o nome do fundador do município, Padre Manuel Lira Parente, um dos maiores benfeitores da região. Padre Lira foi prefeito de São Raimundo Nonato na década de 1950 e o principal responsável pela criação do município de Dom Inocêncio, no ano de 1988. Ele foi o primeiro prefeito da cidade e exerceu três mandatos como gestor do município.

No entanto, foi através da Fundação Ruralista, entidade criada por ele no final dos anos 50, que Padre Lira mudou a realidade da região. O trabalho social do religioso com a Fundação durou mais de 50 anos e ganhou projeção nacional e até internacional. Padre Lira morreu aos 96 anos, em setembro de 2015.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas