Andressa Martins

Eleições 2022: conheça mais e melhor os pré-candidatos ao Governo do Piauí

Nesta reportagem, o Lupa1 detalha quem são todos os políticos que postulam o cargo de governador do Estado.

07 de junho de 2022 às 06:53
5 min de leitura

Faltando menos de dois meses para as convenções, 10 nomes lançaram pré-candidaturas ao governo do Piauí. Os dois últimos a anunciarem pré-candidatura foram Gessy Fonseca (PSC) e Geraldo Carvalho (PSTU). Nesta reportagem, o Lupa1 detalha quem são todos os políticos que postulam o cargo de governador do Estado.

Rafael Fonteles

Filho do ex-deputado Nazareno Fonteles, Rafael Fonteles é o pré-candidato ao Governo pelo PT. Rafael é professor universitário de economia matemática e nunca foi testado nas urnas.

Rafael Fonteles (Foto: CCom/PI)

No governo Wellington Dias (PT), Rafael foi secretário estadual de Fazenda (Sefaz) e coordenador do PRO-Piauí. Em 2019 foi eleito presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz).

Sílvio Mendes

Pré-candidato a governador pelo União Brasil, Sílvio Mendes nasceu no município de Campo Maior e se formou em Medicina na Universidade Federal de Pernambuco. Foi presidente da Fundação Municipal de Saúde nas gestões de Wall Ferraz, Chico Gerardo e Firmino Filho.

Sílvio Mendes (Foto: Reprodução/Instagram)

Foi eleito prefeito de Teresina em 2004 e reeleito em 2008. No ano de 2010 deixou a prefeitura para disputar o Governo do Piauí, mas foi derrotado pelo então governador Wilson Martins.

Gessy Fonseca

A empresária Gessy Fonseca (PSC) disputou sua primeira eleição no ano de 2020, quando concorreu à Prefeitura de Teresina pelo PSC e obteve mais de 50 mil votos, ficando em terceiro lugar. Em 2021, no primeiro ano do mandato do prefeito Dr. Pessoa, Gessy assumiu a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), mas deixou a pasta em abril para concorrer ao Governo do Estado.

Gessy Fonseca (Foto: Reprodução/Instagram)

Major Diego Melo

Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Major Diego Melo (PL) é presidente da Associação dos Oficiais Militares do Estado do Piauí (Amepi). O pré-candidato já foi testado nas urnas duas vezes, sendo a primeira em 2018, quando disputou a vaga de deputado federal e obteve pouco mais de 17,5 mil votos. Em 2020 o militar disputou a Prefeitura de Teresina e obteve 12.871 votos válidos.

Major Diego Melo (Foto: Reprodução/Instagram)

Alessander Mendes

O professor Alessander Mendes (Podemos) é natural do município de Água Branca, mas se mudou para Teresina quando tinha apenas dois anos. O pré-candidato é formado em História pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestre em Direito e Gestão de Conflitos na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Alessander nunca foi testado nas urnas.

Alessander Mendes (Foto: Reprodução/Instagram)

Wallace Miranda

O pré-candidato é médico endocrinologista e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Filiado ao Novo, Wallace Miranda já foi presidente do diretório do partido no Piauí. O médico, que faz duras críticas aos governos de Wellington Dias (PT) e à atuação do ministro Ciro Nogueira (Progressistas), foi escolhido pelo Novo para ser o representante da agremiação na disputa pelo Governo do Estado.

Wallace Miranda (Foto: Reprodução/Instagram)

Gustavo Henrique Feijó

O pré-candidato Gustavo Henrique Feijó é formado em Direito e já é conhecido da população piauiense. Ele disputou a eleição para senador em 2014, quando obteve 19.286 votos e ficou na terceira colocação, não conseguindo se eleger. Desde então passou a usar o nome "Gustavo Henrique Senador". O político concorreu ainda ao cargo de vereador de Teresina nas eleições de 2016 e 2020, também sem sucesso.

Gustavo Henrique (Foto: Reprodução/Instagram)

Ravenna Castro

A pré-candidata ao Governo do Piauí pelo PMN é advogada, jornalista e professora. Ravenna Castro já é conhecida da população piauiense, tendo se candidatado em outras eleições. Em 2018 ela disputou uma vaga de deputada estadual e em 2020 tentou uma vaga na Câmara Municipal de Teresina.

Ravenna Castro (Foto: Reprodução/Instagram)

Geraldo Carvalho

O pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSTU, Geraldo Carvalho, é presidente do diretório municipal da sigla e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Geraldo Carvalho (Foto: Reprodução/Instagram)

Madalena Nunes

A servidora pública Madalena Nunes foi escolhida pré-candidata a governadora pelo PSOL. Madalena é atuante na Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio no Piauí.

Madalena Nunes (Reprodução/Instagram)

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas