Coluna Panorama Político

Andressa Martins

Câmara dos Deputados vai realizar sessão solene pelos 200 anos da Batalha do Jenipapo

A sessão, que acontecerá dia 11 de abril, será presidida pelo deputado federal Flávio Nogueira (PT), autor do requerimento da sessão.

10 de março de 2023 às 08:43
1 min de leitura

A Câmara dos Deputados vai realizar uma sessão solene para celebrar os 200 anos da Batalha do Jenipapo, ocorrida em 13 de março de 1823, onde hoje fica o município de Campo Maior. A sessão, que acontecerá dia 11 de abril, será presidida pelo deputado federal Flávio Nogueira (PT), autor do requerimento da sessão.

Câmara dos DeputadosAgência Brasil

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e os governadores do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) serão convidados para o evento. Os congressistas dos três estados que tiveram envolvimento direto no combate também foram convidados.

Deputado Flávio NogueiraAndressa Martins/Lupa1


“A Batalha do Jenipapo foi a mais sangrenta luta travada por brasileiros contra os laços que nos prendiam à Coroa portuguesa. A história do confronto derruba muitos mitos sobre a nossa emancipação política. Infelizmente, nossos livros de história ainda ignoram ou são superficiais na abordagem desse combate em solo piauiense. Por isso, a imensa maioria das pessoas nunca ouviu falar no confronto entre brasileiros e portugueses às margens do riacho Jenipapo, em Campo Maior”, afirmou Flávio Nogueira.

Batalha do Jenipapo


Seis meses depois da Proclamação da República, no dia 13 de março de 1823, escravos e artesãos dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará se uniram para vencer cerca de 1.800 soldados portugueses treinados e armados. A batalha aconteceu nas margens do riacho Jenipapo, na Vila de Campo Maior, hoje município de Campo Maior.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas