"SUS precisa melhorar atendimento a autistas", diz deputado Franzé
Para o deputado é necessário que exista um alinhamento entre a gestão federal, estadual e municipal para assegurar os direitos de pacientes autistas.
Durante sessão solene pela passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo realizado nesta segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado proponente, Franzé Silva (PT), cobrou a melhoria no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Eu defendo o fortalecimento do SUS, mas eu defendo também os autistas e suas famílias. Quando converso com as famílias, vemos a necessidade de o SUS melhorar, para que a gente não veja famílias sacrificando o orçamento para pagar plano de saúde. Não vamos retroceder nos direitos dos autistas”, pontua.
Segundo o deputado é necessário que exista um alinhamento entre a gestão federal, estadual e municipal para assegurar por completo os direitos de pacientes autistas que dependem unicamente do SUS para realizar seus tratamentos.
“É preciso ter clareza das coisas, entender que, se há um problema, é preciso resolver. Então, temos que nos alinhar e cobrar do presidente, do governador, dos prefeitos e demais gestores medidas que assegurem os direitos dos autistas por completo, é um dever meu, como parlamentar representante dessas pessoas”, destaca Franzé.
Além disso, o parlamentar observa que, além do fortalecimento da rede de saúde, é preciso adequar o atendimento nas redes pública e privada de ensino.
“Recentemente, recebi várias denúncias sobre falta de acompanhantes terapêuticos em escolas. Educação de qualidade é fundamental para o processo de evolução das crianças autistas”, frisa o deputado.