Saúde

Piauí registra primeiro óbito por Chikungunya

De acordo com a coordenadora epidemiológica da Sesapi, Amélia Costa, a última morte pela doença teria sido em 2018.

13 de junho de 2022 às 15:05
1 min de leitura

Nesta segunda-feira (13) a Secretária de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi), confirmou a primeira morte por Chikungunya do Piauí em 2022.

A morte foi registrada no dia 03 de junho no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, um adolescente de 14 anos do município de Jaícos.

De acordo com a coordenadora epidemiológica da Sesapi, Amélia Costa, a última morte pela doença teria sido em 2018.

"Na realidade essa criança morreu de Chikungunya pra nós hoje é o primeiro óbito confirmado em 2022, em 2018 tivemos seis óbitos".

Segundo o Boletim da 21ª Semana Epidemiológica, o estado do Piauí apresentou um aumento de 5.417,7% nos casos de Chikungunya, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Outra doença, que também é ocasionada pelo Aedes Aegypti, quem vem preocupando o estado é a dengue, que contou com um crescimento de 765,8%,e 10 mortes foram registradas em 2022.

“Precisamos intensificar a limpeza das nossas casas e quintais, e também cobrar tal atitude de nossos vizinhos, pois a dengue e a Chikungunya, infelizmente estão tirando vidas. E esses cuidados são essenciais para eliminarmos os criadouros do mosquito”, reforça à coordenadora.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas