Curiosidades

Dia mundial do café: veja curiosidades da 2ª bebida mais consumida do mundo

O café é muito mais do que uma bebida quente, ela faz parte da história do Brasil

14 de abril de 2023 às 17:50
4 min de leitura

Nesta sexta-feira, 14 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café. A data foi criada em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC) para celebrar a bebida mais consumida no mundo depois da água.

O café é uma das principais commodities globais e representa um negócio de bilhões de dólares. Segundo a OIC, cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo trabalham na produção de café, que é cultivado em mais de 60 países.

No Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, a bebida é um símbolo cultural e econômico. O país é responsável por cerca de um terço da produção mundial de café e gera mais de US$ 5 bilhões por ano em exportações.

O café é muito mais do que uma bebida quente que ajuda a começar o dia. Ele é parte da nossa cultura e história, e tem o poder de unir as pessoas em torno de uma xícara. Além disso, o café é fonte de renda para milhões de famílias em todo o mundo e representa uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável.

Neste Dia Mundial do Café, vale lembrar da importância dessa bebida e de todos os profissionais envolvidos em sua produção, desde o cultivo até a xícara. E que cada gole seja um brinde à união, à cultura e ao desenvolvimento sustentável.

Confira algumas curiosidades:

  1. Origem lendária: Acredita-se que o café tenha sido descoberto na Etiópia, quando um pastor notou que suas cabras ficavam mais agitadas após comerem as frutas de uma planta específica. Ele então experimentou as frutas e sentiu os mesmos efeitos, dando início ao consumo da bebida.
  2. Popularidade crescente: Atualmente, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. São mais de 2,25 bilhões de xícaras consumidas diariamente em todo o mundo.
  3. Benefícios para a saúde: O café é rico em antioxidantes e possui propriedades que ajudam a prevenir doenças como Alzheimer, Parkinson, diabetes tipo 2 e algumas formas de câncer.
  4. Variedade de tipos: Existem diversas variedades de café, com diferentes sabores e aromas, como arábica, robusta e liberica. Cada tipo possui suas próprias características e é cultivado em regiões específicas.
  5. Maior produtor: O Brasil é o maior produtor de café do mundo, sendo responsável por cerca de um terço da produção global. Outros países produtores incluem Colômbia, Vietnã, Indonésia e Etiópia.
  6. Curiosidade animal: Alguns animais, como o civeta e o jacu, comem os frutos do café e eliminam as sementes em suas fezes. Essas sementes são coletadas e utilizadas para produzir um café com sabor único e exclusivo.
  7. Impacto cultural: O café também possui um grande impacto na cultura e na história de diversos países, sendo considerado um símbolo de sofisticação e elegância em muitos lugares. Além disso, muitas pessoas se reúnem em cafeterias para socializar e trabalhar.

O café é uma bebida com muitas curiosidades e histórias interessantes. Seja para acordar pela manhã ou para uma pausa durante o dia, o café é um companheiro fiel de muitas pessoas em todo o mundo.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas