Curiosidades

Cajuína: veja 07 curiosidades sobre a bebida que se tornou patrimônio cultural do Piauí

A bibida já foi até tema de música do cantor Caetano Veloso.

17 de outubro de 2022 às 19:19
2 min de leitura

Se você conhece ou já tomou cajuína, sabe que esta é uma das bebidas mais apreciadas pelos nordestinos, sobretudo pelos piauienses.

Patrimônio Cultural a partir do ano de 2014, a cajuína é facilmente encontrada na mesa da maioria das famílias da região nordeste e até em restaurantes da mais refinada gastronomia.

Veja agora 07 curiosidades sobre ela:

1 - Existem relatos sobre o que poderia ser a primeira experiência da Cajuína feita por indígenas que produziam o mocororó, que é a água de caju fermentada, ainda no período Colonial.

Contudo, a versão oficial, e na forma que conhecemos a cajuína hoje, só foi criada no ano de 1900, pelo farmacêutico baiano Rodolfo Teófilo.

2 – Rodolfo Teófilo inventou a Cajuína para combater o alcoolismo, visto que a bebida poderia substituir a cachaça em encontros sociais e poderia ser desfrutada em momentos de solidão.

3 – Apesar de não conter álcool, a Cajuína é consumida com várias bebidas alcóolicas.

4 - De tão famosa, a bebida virou tema da canção “Cajuína”, de Caetano Veloso, que faz uma homenagem à receita típica e à capital do Piauí, Teresina.

5 - Cajuína é rica em Vitamina C e A que trazem benefícios para o sistema imunológico. Assim, a bebida é capaz de auxiliar na prevenção a gripes e resfriados.

6 – O Piauí é o estado brasileiro que mais produz cajuína. No ano de 2018, por exemplo, mais de 10 milhões de litros foram produzidos. A cidade de Santo Antônio de Lisboa, é conhecida como a capital do caju e da cajuína.

7 – Se lhe oferecerem cajuína, pode ter certeza que gostam muito de você e sentem prazer em lhe receber.

Veja o vídeo da música "Cajuína" do cantor Caetando Veloso:


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas