Primeira escola municipal bilíngue libras-português é inaugurada em Parnaíba
Crianças surdas finalmente poderão ter um espaço de aprendizagem inclusiva
O Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, acompanhado da Primeira-Dama, Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, participaram nessa sexta-feira, 21 de janeiro, da inauguração da 1ª Escola Bilíngue Libras-Português de Parnaíba. A solenidade é uma grande conquista para a educação inclusiva de estudantes parnaibanos.
O espaço, que foi reformado pela SEINFRA, vai funcionar em anexo da Escola Municipal Albertina Castelo Branco (CAIC) e contará com recursos físicos e metodológicos para o ensino de Libras, permitindo melhoria do desempenho escolar e elevando autoestima dos estudantes.
A Presidente da APAS (Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Parnaíba), Lindalva Nascimento, disse que a inauguração da escola é de um valor inestimável para o processo de aprendizado das crianças surdas em Parnaíba.
“A comunicação é um dom que todos nós recebemos, e essa Escola Municipal Bilíngue vem tirar os surdos da invisibilidade, da exclusão, da marginalização e das decepções que eles passam por conta de não ter um local adequado para desenvolverem a habilidade da comunicação de forma mais efetiva”, destacou.
Na ocasião, Lindalva Nascimento de Sousa parabenizou o Prefeito Mão Santa pela sensibilidade de fazer a Escola Municipal Bilíngue Libras-Português, e ressaltou que a APAS está há doze anos na luta para que Parnaíba tivesse um centro de ensino para esse público.