Prefeito de Parnaíba baixa 'decretão', exonera Mão Santa e Adalgisa e nomeia tio e esposa
Francisco Emanuel rompeu com a família que o acolheu por 8 anos, o indicou como candidato a prefeito e o apoiou em toda a campanha.
Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, localizada no litoral do estado, a 360 quilômetros de Teresina, vive uma ebulição política inesperada, com o brusco rompimento entre o atual prefeito da cidade, Francisco Emanuel e a família Mão Santa.
O fato, que vem se desenrolando há vários dias teve um novo capítulo nas últimas 24 horas com a decisão oficial do prefeito em baixar um decretão com exonerações que incluem, entre muitos outros, o ex-prefeito Mão Santa e Dona Adalgisa, ao tempo em que nomeia para os respectivos cargos, o tio, Oscar Machado da Cunha Filho e a esposa, Anália Priscila Lima da Silva, secretários de governo e de assistência social, respectivamente.
O decretão de Francisco Emanuel varreu da sua gestão não somente a família que o acolheu e ajudou a elegê-lo, mas todos os que fizeram parte das gestões de Mão Santa e que estiveram ao seu lado, não somente votando nele, mas pedindo votos, fazendo reuniões, participando de toda a campanha.
Outro ponto que chama a atenção é a troca de todo o corpo funcional da Comissão Permanente de Licitação, um setor delicado, onde há uma exigência formal de qualificação e experiência comprovada para uma atuação condizente a relevância dos cargos.
O clima de revolta que se instala na gestão de Francisco Emanuel não se dá só por conta do impacto causado pelo decretão, mas também porque o prefeito o fez sem qualquer enunciado prévio, tampouco informou aos membros de cargos mais relevantes, com a devida antecedência, o que atenuaria o impacto da medida.
Muitos dos exonerados são pessoas que conviveram muito próximos ao prefeito ao tempo em que ocupou o cargo de secretário na gestão Mão Santa. Fica claro que Francisco busca fazer um voo solo, baseado em um plano que certamente já estava premeditado desde a sua campanha. A deputada Estadual Gracinha Mão Santa, uma das responsáveis pela escolha de Francisco como o candidato a suceder Mão Santa tem sido a porta-voz dos que acreditaram naquele jovem promissor, de caráter valoroso, íntegro e que levaria adiante um modelo de gestão que encerrou aprovado por mais de 80% da população parnaibana.
São muitas as especulações sobre o que estaria por trás das decisões recentes do prefeito. Muitas dúvidas sobre quem estaria por trás, orientando-o e dando-lhe garantias. Só o tempo e as novas ações dele poderão responder a tantas dúvidas. É ficarmos vigilantes e aguardarmos.