Política

O recado claro dos vereadores ao Palácio da Cidade

Parlamentares inviabilizaram sabatina do escolhido do prefeito para a Arsete.

24 de fevereiro de 2021 às 16:55
3 min de leitura

A Câmara Municipal de Teresina realizou nesta quarta-feira (24) a sabatina do advogado Márcio Alan Cavalcante, escolhido pela gestão do prefeito Dr. Pessoa (MDB) para o comando Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete). Porém, o nome dele nem chegou a ser votado por falta de quórum. Eram necessários pelo menos 15 votos para aprovar a escolha do advogado, mas o plenário ficou esvaziado na hora da sabatina.

Sabatina não teve quórum para votação (Foto: Reprodução/CMT)

O presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar (MDB), avisou ao sabatinado que se colocasse em votação com menos de 15 vereadores no plenário, o nome dele seria rejeitado. Com isso, encerrou a reunião e uma nova sabatina deve ser realizada na próxima semana. A situação se caracterizou como um vexame para a prefeitura.

O líder do prefeito, vereador Renato Berger (PSD), ainda tentou encontrar pelo menos dois vereadores em outras dependências da Câmara, na intenção de completar o quórum e permitir o mínimo necessário para a votação, mas não teve sucesso. Os poucos vereadores que estiveram presentes expuseram graves problemas no abastecimento de água da capital e cobraram de Alan Cavalcante respostas de como ele pretende dar solução.

Advogado Márcio Alan saiu da sabatina sem ter sido votado (Foto: Reprodução/CMT)

Os bastidores dizem muito

A “fuga” dos vereadores do plenário foi proposital, segundo fontes ouvidas na Câmara. Parte dos parlamentares ainda está incomodada com recentes declarações do vice-prefeito Robert Rios (PSB) sobre a indicação de terceirizados pelos vereadores, o que irritou a muitos. Nos corredores da CMT, a situação ainda não foi esquecida.

Além disso, outro fator a que se atribui a falta de quórum na sabatina foi o fato do filho do prefeito, o advogado João de Deus Duarte, o Pessoinha, ter ido presencialmente à reunião. Foi ele foi quem indicou Márcio Alan para a Arsete. Para alguns vereadores, a presença do filho do prefeito na sabatina teve objetivo de pressionar pela aprovação.

Por mais que setores do Palácio da Cidade tentem dizer o contrário, esse novo episódio revela que a insatisfação na base aliada do prefeito é real e produz efeitos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas