Política

Invasão russa já levou mais de 1 milhão de pessoas a deixar Ucrânia, diz Acnur

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, esta crise poderá resultar em pelo menos 4 milhões de refugiados.

03 de março de 2022 às 08:16
1 min de leitura

Em suas redes sociais, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Filippo Grandi, afirmou que a invasão da Ucrânia pela Rússia já gerou mais de 1 milhão de refugiados em apenas uma semana de conflito.

Refugiados ucranianos. Bernadett Szabo / REUTERS

"Em apenas sete dias assistimos ao êxodo de 1 milhão de refugiados da Ucrânia para os países vizinhos. Para muitos milhões mais, dentro da Ucrânia, é tempo de as armas se calarem, para que possa ser prestada assistência humanitária que salve vidas”, escreveu Grandi.

O comissário afirmou ainda que, desde do início da invasão russa, o número de refugiados "cresce exponencialmente, hora a hora" e que nos 40 anos em que trabalha com refugiados nunca viu "um crescimento tão rápido no êxodo de uma população". Segundo ele, estimativas apontam que esta crise poderá resultar em pelo menos 4 milhões de refugiados.

Grandi deve avaliar a situação dos refugiados numa visita à Romênia, Moldávia e Polônia, três dos países que estão acolhendo os refugiados, para assegurar o apoio dos governos ao Acnur.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas