Severo Eulálio participa de inauguração da Refeiteca com Wellington Dias
Objetivos do equipamento público são: oferecer 1.500 refeições por dia de maneira gratuita à pessoas em situação de vulnerabilidade.
O governador em exercício, Severo Eulálio, participou, junto com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, na tarde desta segunda-feira (12), da inauguração da Refeiteca, equipamento público composto pela Cozinha Solidária 20 de Novembro, o Refeitório Padre Júlio Lancellotti e a Biblioteca Paulo Freire. No local, serão ofertadas 1.500 refeições por dia.
O equipamento funciona no espaço comunitário Movimento Pela Paz na Periferia, localizado na na Avenida Walter Alencar, 762, bairro São Pedro, em parceria com o Governo do Piauí, a Ação da Cidadania e a Coca-cola.
“É uma iniciativa popular que começou aqui e ganhou uma proporção muito grande. Com muito esforço do Júnior MP3 e de todo o grupo, começaram a oferecer um café e isso ganhou uma proporção muito grande. As pessoas batiam à porta pedindo alimentação, mas nem sempre tinha. Agora, depois dessa parceria, foi construída a Cozinha Solidária para servir a alimentação, com a biblioteca para garantir a alimentação e o conhecimento, beneficiando a população em geral, egressos do sistema prisional, de medidas socioeducativas e pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é extremamente importante, porque tem condições de chegar onde a sociedade muitas vezes não chega”, disse Severo Eulálio.
O ministro Wellington Dias explicou que as Cozinhas Solidárias integram uma política maior de combate à desigualdade, com a ampliação de garantias de acesso das famílias em situação de vulnerabilidade a programas do governo federal que permitam nutrição adequada, moradia, educação e saúde.
“Vamos passar a servir alimentação saudável para quem precisa e qualificação profissional para o emprego e empreendedorismo, acessando dignidade com diversos outros programas do governo federal, como o Farmácia Popular, o Minha Casa Minha Vida e o Pé de Meia, para, com isso, ter a superação da pobreza”, afirmou o ministro.
De acordo com o líder do Movimento pela Paz na Periferia (MP3), onde funciona o espaço, a oferta de alimentação está iniciando pelo almoço, porém, com a intenção de ampliar a oferta.
”Teremos almoço de segunda a sexta, mas com a perspectiva de trabalharmos para ampliar para oferecer o café da manhã e jantar”, disse Júnior MP3.
Os objetivos do equipamento público são: oferecer alimentação diária e gratuita a pessoas em situação de vulnerabilidade, atender de forma contínua e digna a egressos do sistema prisional e jovens egressos de medidas socioeducativas, promover ações de educação popular, cultura e leitura crítica, fortalecer a reinserção social e o sentimento de pertencimento por meio da convivência comunitária, ampliar redes de solidariedade e fazer a economia circular por meio de práticas sustentáveis, como a coleta de lixo eletrônico.
Movimento Pela Paz na Periferia (MP3)
O Movimento Pela Paz na Periferia tem uma trajetória marcada pelo cuidado e acolhimento de populações historicamente marginalizadas. A prática teve início com ações simples: uma garrafa de café, um pote de bolachas e a disposição de oferecer afeto e escuta a quem passava pela rua. A demanda por alimentação regular cresceu.
A Refeiteca está situada na sede do Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), na Avenida Walter Alencar, 762, bairro São Pedro – Teresina.