Política

Enzo Samuel defende participação do estado para solucionar crise na saúde de Teresina

Comissão aprovou a convocação de Dr. Pessoa e outras autoridades municipais a prestarem esclarecimento acerca da saúde municipal.

02 de janeiro de 2024 às 23:34
3 min de leitura

O presidente da Comissão de Legislação e Justiça, vereador Enzo Samuel (PDT) defendeu nesta terça-feira (2) que estado e município se unam para solucionar a “crise de saúde” em Teresina.

Vereador Enzo Samuel - Foto: Júnior Santos / Lupa1

Fala do vereador ocorreu após uma reunião da Comissão na Câmara Municipal de Teresina, que decidiu por convocar o prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicados) e outros ferozes para prestar esclarecimentos.

Enzo Samuel disse que defende uma união entre os poderes e que convidou o secretário de saúde do Piauí, Antônio Luiz para participar da sessão.

“É importante dizer que convidamos o secretário de saúde do estado, porque nós também somos defensores que para se resolver esse problema precisamos de uma política integrada mais efetiva entre estado e município, pois também temos que reconhecer: hoje o HUT é o único hospital de urgência que existe em nossa cidade e ele atende pessoas do interior e atende pessoas de outros estados, então é necessário também a participação do estado nesse processo”, declarou o vereador.


Sessão sem quórum

Nesta terça-feira (1), havia sido marcada uma sessão extraordinária na Câmara para debater a situação da saúde de Teresina. No entanto, por falta de quórum, os parlamentares decidiram encerrar a sessão e reabrir uma reunião da Comissão de Legislação e Justiça.

Representantes de sindicatos fazem manifestação- Foto: Lupa1

Compareceram à sessão apenas 13 dos 29 vereadores. Além das ausências, o momento foi marcado por protestos feito por representantes de sindicatos e movimentos sociais que estavam presentes.

Na comissão, foi decidido pela solicitação formal para que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) faça uma auditoria nas para analisar as contas da Fundação Municipal de Saúde.

Além disso, a comissão convocou o prefeito Dr. Pessoa para esclarecer a situação da saúde municipal, juntamente com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ari Ricardo da Rocha Gomes Ferreira, e o secretário municipal de Finanças, Esdras Avelino, e o secretário de Administração, Ronney Lustosa.

Saiba mais:

Câmara aprova convocação de Dr. Pessoa para esclarecer situação da saúde de Teresina

Governador descarta intervenção do estado no HUT e prega união entre os poderes

Enzo Samuel detalha sessão extraordinária para debater “crise na saúde”

Vereador Antônio José Lira critica sessão extraordinária: “Um verdadeiro teatro!"

Aparelhos de ultrassom, raio-x e tomógrafos são retirados do HUT por falta de pagamento

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas