Política

Disputa para vereador em Teresina vai ter ex-senador e sete ex-deputados

Figuras com experiência em cargos de maior destaque na política estadual vão tentar vaga na Câmara Municipal da capital.

07 de abril de 2024 às 18:04
6 min de leitura

A eleição para vereador na cidade de Teresina em 2024 promete ser uma das mais concorridas dos últimos pleitos municipais. Até agora, seis ex-deputados e um ex-senador da República já anunciaram pré-candidatura a um mandato parlamentar na Câmara Municipal. A quantidade de ex-deputados, no entanto, pode aumentar para sete.

Nesta reportagem, o Lupa1 detalha quem são os políticos que já tiveram mandato em Brasília ou na Assembleia Legislativa do Piauí e agora tentam recomeçar disputando uma cadeira de vereador.

Elmano Férrer

Ex-senador Elmano (Foto: Laura Cardoso/Lupa1)

De todos os ex-parlamentares que vão buscar uma vaga na Câmara Municipal, Elmano Férrer é o que ocupou postos mais altos na política estadual. Hoje com 81 anos e mostrando disposição física e política, Elmano já foi secretário estadual, duas vezes vice-prefeito, prefeito de Teresina e senador da República.

Nas eleições de 2022, o "Veín trabalhador", como ficou conhecido, poderia ter disputado a reeleição para o Senado, mas tentou uma vaga de deputado federal e acabou não sendo eleito. Mesmo sem ter vencido, teve 54.457 votos, sendo 23.775 apenas em Teresina, onde foi o segundo mais votado para o cargo.

Jesus Rodrigues

Ex-deputado Jesus Rodrigues (Reprodução/Instagram)

Ex-petista histórico do Piauí e hoje filiado ao Solidariedade, Jesus Rodrigues já foi deputado federal, eleito em 2010. Ele desistiu de concorrer à reeleição em 2014 após desentendimento interno no PT provocado pela candidatura de Rejane Dias, fato que o levou a sair do partido após décadas de militância. Sem mandato desde então, o ex-deputado federal vai agora buscar uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina para tentar se reerguer politicamente.

Henrique Rebello

Henrique Rebello (Foto: Laura Cardoso/Lupa1)

Começou a trajetória política justamente sendo eleito vereador de Teresina em 1992. Depois, foi eleito deputado estadual por quatro mandatos seguidos e ainda exerceu um quinto mandato como suplente convocado. Henrique também foi secretário estadual de Justiça e de Assistência Social.

Em 2018 tentou voltar à Assembleia Legislativa, mas não foi eleito. Recentemente se filiou ao PSD para concorrer ao cargo de vereador 32 anos após sua primeira eleição. Com um trabalho social desenvolvido ao longo de mais de três décadas através da Fundação Valter Alencar, Henrique sempre teve boas votações em Teresina.

Lucy Soares

Lucy Soares (Foto: Laura Cardoso/Lupa1)

Viúva do ex-prefeito de Teresina Firmino Filho, Lucy exerceu um mandato de deputada estadual no Piauí, tendo sido eleita em 2018, quando o marido ainda era vivo e de quem teve apoio decisivo na eleição. Na época, foi a segunda mais votada do estado, com mais de 57 mil votos. Em 2022, vislumbrando dificuldades para se reeleger, decidiu não disputar a reeleição para deputada e agora vai tentar uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina.

A ex-deputada estadual se filiou ao MDB, partido qual será candidata a vereadora.

Robert Rios

Robert Rios (Foto: Júnior Santos/Lupa1)

Atual vice-prefeito de Teresina, eleito na chapa com Dr. Pessoa em 2020, Robert Rios já foi secretário estadual de Segurança Pública e deputado estadual por três mandatos seguidos no Piauí. Com pouca viabilidade eleitoral para disputar cargos maiores ou retornar à cena política estadual, vai tentar recomeçar como vereador de Teresina. Robert se filou ao MDB, partido pelo qual disputará a eleição.

Irmão Elias

Ex-deputado Irmão Elias (Reprodução/Instagram)

Começou na política como vereador por dois mandatos seguidos na cidade de Picos, a 306 km de Teresina. Depois, ascendeu à política estadual e foi eleito duas vezes deputado estadual, nas eleições de 1998 e 2002. Ainda foi convocado a assumir o mandato na Assembleia Legislativa como suplente em exercício em outras legislaturas, sendo a última convocação em 2013. Pastor evangélico, Irmão Elias anunciou que vai disputar uma vaga na Câmara de Teresina pelo União Brasil.

Cícero Magalhães

Cícero Magalhães (Foto: Laura Cardoso/Lupa1)

Petista histórico, foi vereador de Teresina no começo da década de 2000 e se elegeu deputado estadual em 2006. Na legislatura seguinte, ficou na suplência ao tentar a reeleição, mas foi efetivado logo no primeiro ano, garantindo um segundo mandato inteiro como titular na Assembleia Legislativa do Piauí. Nos pleitos seguintes não foi eleito, mas chegou a ser convocado como suplente em exercício em alguns períodos. Agora, tentará voltar à Câmara Municipal de Teresina.

Silas Freire

Ex-deputado Silas Freire (Reprodução/Agência Câmara)

O jornalista Silas Freire não anunciou pré-candidatura a vereador, mas se filiou ao PSDB na semana passada e se colocou à disposição do partido para as eleições deste ano. Há a possibilidade de ser candidato a vice-prefeito numa chapa pura com o pré-candidato João Vicente Claudino (PSDB), contudo, uma disputa ao cargo de vereador não é descartada. Um dos mais populares apresentadores de TV do Piauí, Silas já foi eleito vereador de Teresina em 1996, deputado estadual em 1998 e foi deputado federal de 2015 a 2018.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas