Após falta de chuvas, governo do Piauí decreta emergência em 129 municípios
Diminuição no volume de chuvas em várias regiões do estado, causou o fenômeno conhecido como “seca verde” que gerou perdas aos pequenos produtores.
O Governo do Piauí determinou por meio de um decreto publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (3), situação de emergência em 129 municípios afetados pela escassez de chuvas. A medida é uma forma de assegurar ações para prevenir os impactos negativos da seca e reduzir os danos à população, sobretudo aos pequenos produtores rurais.
Com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado, o decreto foi assinado pelo governador Rafael Fonteles, pelo Secretário do Governo, Ivanovick Feitosa, o Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo e Nerinho, Secretário da Defesa Civil.
O documento se baseia no relatório da Secretaria do Meio Ambiente que aponta uma diminuição no volume de chuvas em várias regiões do estado, causando o fenômeno conhecido como “seca verde”, que ocorre quando as chuvas mantêm a vegetação verde, mas são insuficientes para assegurar a colheita agrícola, gerando perdas aos pequenos produtores.
Essa irregularidade nas chuvas afetou seriamente a produção agrícola e reduziu drasticamente o volume de água em açudes, rios, riachos e outros reservatórios. O relatório alerta também para o colapso no abastecimento d’água em muitos municípios.
Além disso, a previsão para os próximos meses é de chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas, agravando ainda mais a situação. Diante da gravidade, órgãos estaduais como a Semarh e a Secretaria da Defesa Civil estão mobilizados para adotar ações emergenciais para minimizar os efeitos sobre a produção agrícola e os animais, para garantir a assistência necessária à população.