Polícia

Polícia Civil do Piauí desmantela núcleo feminino de facção criminosa

As investigações apontaram que mulheres ocupavam papéis estratégicos na organização

30 de abril de 2025 às 07:11
3 min de leitura

Na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Civil do Piauí, por meio do DRACO e da 4ª Seccional, deflagrou a Operação DRACO 210 – Faixa Rosa, com o objetivo de cumprir 34 mandados judiciais, sendo 15 de prisão temporária e 19 de busca e apreensão. A ação foi direcionada exclusivamente contra mulheres investigadas por participação ativa em uma organização criminosa.

Operação DRACO 210 – Faixa Rosa
Reprodução


As diligências ocorreram em diversos bairros de Teresina, incluindo, Todos os Santos, Santo Antônio, Monte Castelo, Dirceu II, Lourival Parente, Areias, Parque Jacinta e Samapi, além das cidades de Timon (MA), Demerval Lobão e Nazária (PI). Todos os mandados foram expedidos pela Central de Inquéritos de Teresina.

A operação é um desdobramento da DRACO 198, realizada em março, quando foi apreendido um telemóvel pertencente à tia de um dos líderes da facção. A análise do aparelho revelou provas de uma estrutura criminosa bem organizada, com hierarquia definida, comunicação codificada e um grupo no WhatsApp chamado “A LUTA NÃO PARA”, onde circulavam ordens, estatutos e registros de integrantes.

As mulheres alvos da operação desempenhavam funções estratégicas como recrutamento, arrecadação de dinheiro ilícito, repasse de ordens internas, aplicação de punições e logística para o tráfico de drogas e apoio a crimes violentos. A atuação delas segue o padrão de organizações previstas na Lei nº 12.850/2013, que trata das organizações criminosas.


A ação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), das inteligências da Polícia Civil e SSP (DIPC e DINT), além de outras unidades como DEOP, DPM, DPI, BOPE, BEPI, BOPAER e Guarda Civil Municipal de Teresina (ROMU e GOC).

“A participação ativa e cada vez mais estratégica de mulheres no interior das facções criminosas é um fenômeno crescente, que demanda uma resposta proporcional das forças de segurança pública. Esta operação, voltada exclusivamente contra investigadas do sexo feminino, revela uma faceta contemporânea da criminalidade organizada no Piauí e reforça a necessidade de investigação qualificada e articulação interinstitucional”, disse a polícia em nova enviada à imprensa.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas