Polícia

​Piauí registra aumento de 80% nos casos de estupro contra mulheres e meninas

Dados foram divulgados pelo Fórum Brasieliro de Segurança Pública e apontam que em todo o pais houve 34 mil casos de estupro em apenas seis meses.

14 de novembro de 2023 às 08:23
3 min de leitura

No Piauí, 632 meninas e mulheres foram estupradas no primeiro semestre de 2023, o número é 80,1% maior se comparado aos seis primeiros meses de 2019, quando foram 351 casos. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgados nesta segunda-feira (13).

Estupro de vulneráve / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Entre este o primeiro semestre deste ano e o ano passado, o estado registrou 11,1% de estupros de meninas e mulheres. Segundo o fórum, nesse período a maioria dos casos no país foram contra vítimas menores de 14 anos, com um registro de 74,5%.

“A maior parte das vítimas de violência sexual no Brasil são crianças, e o local onde essa violência ocorre é dentro das próprias casas, com autoria de pessoas conhecidas das vítimas, geralmente familiares. Esse contexto faz com que seja muito difícil para as vítimas reconhecerem as violências que sofrem, tanto pela falta de conhecimento sobre o tema, como pelo vínculo com o agressor”, aponta o relatório.

De acordo com os indicativos, se comparados os meses de janeiro a junho de 2019 ao mesmo período de 2023, o Brasil teve 34 mil casos de estupro de vulneralvel de meninas e mulheres, um aumento de 14%. Isso significa que a cada 8 minutos uma mulher é estuprada no país.

Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública- Foto: Divulgação

Feminicídio

O Fórum também aponta que 722 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil no primeiro semestre de 2023, um aumento de 14,4% se comparado ao mesmo período de 2019. Os casos registrados como homicídio também cresceram, foram 1.902 mulheres assassinadas nesse período, um acréscimo de 2,6%.

Quanto ao Piauí, foram contabilizados 16 feminicídios nos seis primeiros meses deste ano, o mesmo número de 2019. Mas, se comparado ao ano passado, houve três registros a mais, uma alta de 23,1%.

O feminicídio é uma qualificação do crime de homicídio, que ocorre em razão da codição do sexo feminino, por menozpreso ou discriminação da vpitima, somente por se tratar de uma mulher.

“Apesar do aumento da violência contra as mulheres, 12 estados apresentaram redução dos feminicídios este ano: Acre, Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe, Tocantins e Rio de Janeiro (com as ressalvas, que indicam aumento dos homicídios dolosos de mulheres apesar da redução dos feminicídios”, diz o relatório.

Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública- Foto: Divulgação
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas