Polícia

​Justiça do Piauí multa Apple em mais de R$ 2 milhões por vender celulares sem carregador

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a venda de celular sem o aparelho carregador é considerada pratica abusiva.

01 de março de 2024 às 15:17
1 min de leitura

A Justiça do Piauí decidiu multar a empresa Apple em R$ 2.175.925,00 por venda de aparelhos celulares sem carregadores. A decisão foi tomada durante a 2ª sessão da Junta Recursal do Procon (Jurcon/MPPI), realizada no último dia 23 de fevereiro.

Celular carregando - Foto: Reprodução: Freepik

O julgamento do Processo Administrativo, sob relatoria da promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana, foi instaurado para apurar indício de infração às relações de consumo cometidas pela empresa.

De acordo com o Ministério Público do Piauí, a venda de celulares sem carregadores caracteriza prática abusiva e violação aos artigos 39, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor (CDC); e 12, incisos I e IX, alínea “d”, do Decreto Federal nº 2.181/97.

A reunião de trabalho foi coordenada pela promotora de Justiça Denise Aguiar, presidente da Jurcon/MPPI, e teve a participação das promotoras Sílvia Reis e Gilvânia Alves, membros da Junta Recursal, e de advogados.

O órgão de defesa do consumidor, quando desenvolve atividade de fiscalização, apura as práticas que violam as normas de proteção e defesa do consumidor e aplica sanções administrativas, como multa, apreensão de produto, suspensão temporária de atividade, cassação de licença do estabelecimento ou de atividade, dentre outras.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas