Polícia

Draco deflagra "Operação 175" e prende 10 faccionados em Teresina

Ação é um desdobramento da Operação DRACO 107, realizada em 2024, que resultou na prisão de Solimar Lopes e sua filha, Sandra, por tráfico de drogas.

10 de janeiro de 2025 às 08:29
3 min de leitura

Na manhã desta sexta-feira (10) o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou a "Operação Draco 175", na zona Sul de Teresina. De acordo com a Polícia Civil, a ação é um desdobramento da Operação Draco 107, realizada em abril de 2024, que resultou na prisão em flagrante de Solimar Lopes da Silva e sua filha, Sandra da Silva Diniz, por tráfico de drogas.

Draco deflagra "Operação 175" e prende 10 indivíduos na zona Sul de Teresina - Foto: Reprodução

A continuidade das investigações revelou que Solimar, conhecida como “Vovó do Tráfico”, apesar de seus 60 anos, ocupa posição de liderança na facção criminosa Bonde dos 40, sendo responsável por coordenar a comercialização de entorpecentes e recolher valores mensais em prol da organização criminosa.

Solimar Lopes da Silva, conhecida como "vovó da facção" - Foto: Reprodução/Whatsapp

"É importante a gente ressaltar que essa operação de hoje é um desdobramento da operação do Draco 107, que deflagramos em abril de 2024, quando efetuamos a prisão em flagrante delito de uma senhora, conhecida como vovó do tráfico e sua filha, elas foram atuadas por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Nós aprofundamos essas investigações e conseguimos desarticular uma célula que era responsável por fazer uma arrecadação, arrecadar uma espécie de mensalidade, conhecida como 'Caixinha', relacionada a membros do Bonde dos 40, que inclusive a Solimar, a vovó do tráfico, tinha um papel de destaque nessa célula que era responsável por arrecadar e gerenciar esses pagamentos", afirmou o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa.

Draco deflagra "Operação 175" e prende 10 indivíduos na zona Sul de Teresina - Foto: Reprodução

A operação Draco 175 tem como objetivo cumprir 10 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, e contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, BEPI, BOPE, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e Guarda Municipal de Teresina.

Operação Draco 107

Durante as diligências da operação 107, deflagrada no dia 16 de abril de 2024, em Teresina, as equipes do DRACO prenderam uma idosa conhecida como “Vovó da Facção”, no bairro Dagmar Mazza, zona Norte da capital. A polícia também prendeu a filha da idosa, ambas acusadas de envolvimento com organizações criminosas. Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, a idosa já tinha sido presa por envolvimento com o tráfico de entorpecentes.

A "Operação Draco 107" contou com a atuação de cães farejadores da Polícia Civil que localizaram drogas na casa da “Vovó da Facção”. Em um matagal próximo a residência dela, foram encontrados cadernos usados para fazer anotações relacionadas ao tráfico de drogas e balanças digitais.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas