Polícia

Decretada prisão preventiva de acusados de incendiar ônibus em Teresina

Crime aconteceu após troca de tiros que resultou na morte de dois suspeitos de tentar matar o coronel da Polícia Militar, Maurício Lacerda.

20 de abril de 2023 às 14:30
4 min de leitura

Nesta quinta-feira (20) foi decretada prisão preventiva dosseis membros de facção criminosa acusados dos ataques a ônibus ocorridos na última segunda-feira (17). O crime aconteceu após troca de tiros que resultou na morte de dois suspeitos de tentar matar o coronel da Polícia Militar, Maurício Lacerda. A decisão é da juíza da Central de Audiência de Custódia de Teresina, Cassia Lage de Macedo.

Na decisão, a juíza explica que a decisão teve como base o pedido formulado pela autoridade policial, com parecer favorável do Ministério Público do Piauí (MPPI). Conforme o documento, os indivíduos são de alta periculosidade “que são, em tese, vinculados a organizações criminosas, indicando Matheus de Sousa [um dos acusados], com posição de destaque”.

Presos pela DRACO em TeresinaPC-PI

As prisões foram efetuadas na tarde de terça (18) durante operação integrada na Vila Mocambinho, na zona Norte da capital. Os envolvidos foram identificados como: Matheus de Sousa Santos, vulgo “Playboy”, João Pedro de Sampaio Alvarenga, conhecido como “Bufado”, Erick Reyjan Pavão Reis, conhecido como “Colombiano”, Victor Vieira Rocha, João Pedro Alves e Rodrigo Gregório da Costa.

Em entrevista à imprensa, o secretário de Segurança, Chico Lucas, afirmou que as operações serão intensificadas cada vez mais e que os criminosos serão penalizados, conforme a lei.

“A ordem não partiu dos presídios. Essa ação, desses poucos que quiseram implantar o medo, é uma reação a força do Estado que está ocupando o seu papel, resolvendo o problema da criminalidade, e eles estão reagindo a essa força estatal querendo implantar o medo”, disse.

Participação dos envolvidos

  • “Colombiano”, acusado do roubo de um veículo, tentativa de latrocínio e do incêndio ao ônibus;

  • “Playboy”, acusado de ser o mandante do incêndio aos ônibus;

  • “Bufado”, acusado de participar do incêndio;

  • Victor Vieira acusado de participar do roubo de um veículo, tentativa de latrocínio e do incêndio aos ônibus;

  • Rodrigo Gregório acusado de participar do roubo de um veículo e do incêndio aos ônibus.

Entenda o caso

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio das Polícias Civil e Militar, realizou uma operação integrada no início da manhã desta terça-feira(18) na Vila Mocambinho, na zona Norte de Teresina, para cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão. Na ação, 11 pessoas foram presas suspeitas de envolvimento com facções criminosas na capital, dos quais seis tiveram participação nos incêndios a ônibus na noite de segunda-feira (17).

Coronel Lacerda foi baleado nesta segundaFoto: Reprodução/Polícia Militar

Os veículos do transporte coletivo foram incendiados em retaliação a morte de dois suspeitos de tentar matar o coronel da PM, Maurício Lacerda. A dupla morreu após uma troca de tiros na tarde dessa segunda (17).

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas