Polícia

Companheira de empresário acusado de estelionato no Piauí é presa na Bahia

Casal enganava vítimas em vários estados, como Piauí, Ceará, Bahia, São Paulo e Santa Catarina, prometendo altos lucros com investimentos falsos.

15 de abril de 2025 às 14:10
3 min de leitura

Um mulher identificada como Daniela Borges dos Santos, de 45 anos, foi presa nesta terça-feira (15) em Salvador (BA). Ela é suspeita de participar, junto com o companheiro José Olavo Davi Lemos da Silva, de um esquema de golpes milionários em plataformas de investimento. José Olavo já havia sido preso pela Delegacia de Crimes de Informática do Piauí.

Companheira de empresário acusado de estelionato no Piauí é presa na Bahia - Foto: Reprodução

Segundo a polícia, o casal enganava vítimas em vários estados, como Piauí, Ceará, Bahia, São Paulo e Santa Catarina, prometendo altos lucros com investimentos falsos.

Eles usavam extratos forjados e linguagem técnica para convencer as pessoas, mas o dinheiro nunca era realmente investido.

O prejuízo total é estimado em R$ 10 milhões. Parte do valor foi gasto com carros de luxo, viagens e artigos de grife. A operação contou com apoio das polícias civis do Piauí e do Ceará.

Entenda o caso

Um empresário identificado como José Olavo Davi Lemos da Silva foi preso na manhã desta terça-feira (25), por aplicar golpes em plataformas de investimento no Piauí, Ceará e outros estados do Brasil.

Suspeito de enganar pessoas através de investimentos é preso no Ceará - Foto: Divulgação/ PC-PI

A ação aconteceu por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e da Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP), e contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí e da Polícia Civil do Estado do Ceará.

Segundo a polícia, o suspeito atraía pessoas com a promessa de altos rendimentos por meio de supostos aportes, enviando extratos falsificados e utilizando de uma linguagem e oratória técnica para dar credibilidade e confiança ao esquema fraudulento.

Conforme o delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Repressão aos Crimes, os valores não eram aplicados nos investimentos que ele prometia, gerando prejuízos financeiros para as vítimas.

Suspeito de enganar pessoas através de investimentos é preso no Ceará - Foto: Divulgação/ PC-PI

“O montante desviado ultrapassou os milhões de reais, com vítimas em diversos estados, como Piauí, São Paulo, Bahia, Santa Catarina e Ceará. Parte do dinheiro desviado foi utilizada na aquisição de veículos de luxo, viagens internacionais, objetos de grife e outras despesas pessoais incompatíveis com a renda declarada pelos envolvidos”, explicou o delegado.

A DRCI alerta a população sobre o aumento de fraudes relacionadas a investimentos e reforça a importância da população estar atenta às aplicações financeiras e investimentos.

Veja o momento da prisão do empresário:


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas