Municípios

Vereadores de Canto do Buriti vão ao MPF após mentira de prefeito sobre escolas de tempo integral

Prefeito informou ao MEC que município possui 05 escolas de tempo integral; Vereadores dizem que é mentira.

17 de março de 2023 às 16:17
2 min de leitura

Os vereadores do município de Canto do Buriti, ao sul do Estado do Piauí, levaram ao Ministério Público Federal a denúncia recebida pela Câmara Municipal sobre suposta mentira cometida pelo prefeito Marcus Felipe Nunes Alves, conhecido como Dr. Fellipe.

Segundo a denúncia enviada ao MPF, o prefeito Dr. Fellipe (Progressistas), teria informado ao Ministério da Educação que o município de Canto do Buriti conta com 05 escolas de tempo integral, quando, segundo os vereadores, não é verdade.

Marcus Fellipe Nunes Alves, prefeito de Canto do BuritiReprodução

Consta na denúncia que em razão da mentira informada ao MEC que houve um considerável aumento nos valores recebidos pela prefeitura, referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

O aumento, que teria sido o principal motivo das suspeitas e que ensejou a denúncia, foi de cerca de R$ 23 milhões (vinte e três milhões de reais), entre os anos de 2020 e 2023, ao passo em que não houve o mesmo crescimento populacional, bem como de alunos matriculados.

Relátório da denúncia ao MPFReprodução

A mentira

Diante do aumento incomum das verbas do FUNDEB e alheios ao crescimento da cidade, os vereadores passaram a fiscalizar, além da aplicação, os motivos que elevaram aos valores recebidos.

Foi a partir de então que veio a tona a informação de que o prefeito Marcus Felipe Nunes Alves, teria informado ao Ministério da Educação que o município conta com 05 escolas de tempo integral, o que teria proporcionado o aumento nas verbas.

Ao fiscalizarem, in loco, os vereadores de Canto do Buriti constataram que não há nenhuma escola de tempo integral funcionando no município. Com a descoberta os vereadores acionaram o Ministério Publico Federal para seja averiguada a situação que tem como principal alvo o prefeito Dr. Fellipe.

Ciro Nogueira

A denúncia sugere ainda que o prefeito de Canto do Buriti teria contado com apoio do ex-ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, quando da mentira enviada ao MEC.

Senador Ciro Nogueira com o prefeito Marcus Felipe Nunes AlvesReprodução
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas