“Ex-Novo Francisco” agora ataca Adalgisa, a quem chamava de mãe, que ajudou a elegê-lo
O prefeito acusa a esposa de Mão Santa de ter deixado a Casa de acolhimento em estado de abandono. Adalgisa reage.
As recentes declarações do atual prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel, onde tenta transferir para a gestão anterior - da qual ele fez parte e da qual se beneficiou - a responsabilidade pela atual situação da Casa de Acolhimento Infanto Juvenil do município, acusando a ex-secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Adalgisa Moraes Souza de ser a responsável pelo abandono do local.
Segundo Adalgisa , a última vistoria realizada pela Defensoria Pública ocorreu em fevereiro de 2025, já sob a atual gestão. A visita motivou a Defensoria a protocolar uma Ação Civil Pública pedindo a interdição da unidade.
De acordo com a ex-secretária, ao invés de reconhecer os problemas e tomar providências urgentes, o prefeito Francisco Emanuel tenta desqualificar sua própria administração, afirmando que os registros seriam da gestão anterior.
Dona Adalgisa, que esteve à frente da Semdesc e, segundo ela, promoveu uma transformação no serviço de acolhimento infantil de Parnaíba, apresentou imagens que comprovam que o espaço foi deixado em perfeitas condições de funcionamento, estruturado, equipado e reconhecido entre os melhores do Piauí.
“Na nossa gestão conseguimos um prédio próprio da prefeitura. Foram feitas as adaptações, tudo com recursos do município. Entregamos uma Casa de Acolhimento infantil de Parnaíba como uma das melhores do Piauí, perdendo apenas para o de Teresina, que foi construído quando Mão Santa era Governador do Estado e eu, Presidente do SERSE – hoje SASC’’, Disse Adalgisa.
Ainda segundo Adalgisa, a antiga Casa de Acolhimento funcionava em um espaço pequeno. ‘’Com muito diálogo e ajuda do então desembargador Dr. Luís Rego, conseguimos um local, no bairro Vila Operária, e lá foi construído, em um quarteirão inteiro, o melhor acolhimento infantil do Piauí! Sempre trabalhei com responsabilidade, contei com a colaboração de ótimas equipes e, graças a Deus, sempre tive força e coragem para enfrentar as perseguições e as calúnias.”, afirma.
Para a ex-secretária, as tentativas de distorcer os fatos não resistem à realidade comprovada. ‘’Nossa gestão foi marcada por compromisso, zelo e investimentos reais na proteção da infância. A situação atual é resultado direto da negligência da gestão que hoje tenta se eximir de sua responsabilidade’’. Disse Adalgisa.
Francisco Emanuel tinha uma relação de intensa proximidade com Adalgisa. Suas falas incluíam sempre o nome da ex-primeira dama e de Mão Santa.
Para os mais próximos, o ex-Novo Francisco se referia a ela como “mamãe Adalgisa”.
Em pouco tempo, pelos efeitos da cadeira de prefeito, tudo foi esquecido e agora a tática tem sido desqualificar aqueles que o levaram a sentar na dita-cuja.