Criança autista é esquecida em ônibus escolar pela segunda vez em Buriti dos Lopes-PI
Último episódio aconteceu na última quarta-feira (21/05)
Uma mãe denuncia que o seu filho, uma criança de três anos com autismo, foi esquecido por duas vezes dentro do transporte escolar no município de Buriti dos Lopes, no norte do Piauí.
O episódio mais recente ocorreu na última quarta-feira (21), quando o menino permaneceu no interior do veículo durante três horas, sob intenso calor e sem acesso a água, sendo posteriormente encontrado e retirado por moradores da região.
A agricultora Maria de Jesus Freitas, mãe da criança, relatou que o primeiro incidente já tinha acontecido em março. O filho frequenta uma creche localizada a cerca de 5 quilómetros da comunidade rural Volta do Longá, onde vive com a mãe e a avó.
“Fui deixar ele no ônibus e entreguei para a monitora, que recebeu e botou na cadeira. Só que, quando ele chegou em casa, notei que a farda dele estava limpa. Ele é criança de educação infantil, fica pelo chão e suja a roupa”, contou Maria de Jesus.
Ela acrescentou que o filho estava constipado antes do ocorrido e, depois de passar tanto tempo trancado no transporte escolar, vestido com um casaco, teve febre. Segundo o relato, foram pessoas que circulavam pela área que perceberam a situação e libertaram a criança.
Mais tarde, a direção da creche contactou Maria de Jesus para esclarecer o ocorrido. Informaram que o menino foi entregue por um homem que o encontrou bastante suado e com sede.
“A monitora segue uma fila com as crianças, assim que desce do ônibus, para entrar na creche e ele ficou para trás. Só que ele é uma criança que não segue fila. Ele deve ter voltado e sentado na cadeira do ônibus, saindo da visibilidade do motorista”, explicou a mãe.
Apesar do episódio traumático, o menino encontra-se bem ao lado da sua família. A avó, Maria das Graças Freitas, informou que o neto é uma criança tranquila e que todos ficaram profundamente abalados com o sucedido.
Outro lado
Procurados pelo Lupa1, nenhum representante da Secretaria Municipal de Educação de Buriti dos Lopes foi enontrato para comentar o caso até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestações.