Maranhão em Foco

Ônibus de Timon vão custar 3,5 milhões por mês para a prefeitura

Contrato emergencial de quase 22 milhões foi assinado com empresa que é de engenharia, com sede em Belo Horizonte e Teresina.

31 de março de 2025 às 23:38
4 min de leitura

Após vários meses sem o serviço de transporte coletivo, a cidade de Timon-MA, com a nova gestão do prefeito Rafael Brito ( antes conhecido como Rafael Leitoa) volta a contar com o serviço através de um contrato celebrado entre a prefeitura e a empresa Alpha Engenharia e Locações LTDA, com nome de fantasia Alpha Engenharia, registrada sob o CNPJ: 37565164000176.

O contrato foi celebrado no valor de R$ 21.677.040,00 (vinte e um milhões, seiscentos e setenta e sete mil e quarenta reais) para um período de 180 dias (6 meses). É uma contratação emergencial (sem licitação) de empresa especializada no serviço de locação de veículos tipo ÔNIBUS URBANO com motorista, cobrador, combustível e manutenção incluídos, com pagamento por quilometragem percorrida, para atendimento ao transporte público de passageiros do município de Timon (MA), abrangendo as áreas urbanas e semiurbana dentro do município.

Ônibus de Timon-MA-Foto: reprodução

Não obstante a importância da medida para a população timonense, causa estranheza o fato de uma empresa que tem engenharia como atividade principal, suprimir a palavra “engenharia” no contrato firmado com a prefeitura. Também chama a atenção a mesma não ter nenhuma tradição na locação de ônibus, ter sede-matriz em Belo Horizonte, mas também aparecer com endereço em Teresina e o número de contato ser um celular com código 089, que é referente a cidades do sul piauiense.


O contrato não cita a quantidade de ônibus, não cita a média de quilometragem a ser percorrida pelos veículos, mas estabelece um valor que, considerando a quantidade anunciada de ônibus a serem postos em circulação, que é 43, cada veículo terá um custo mensal de 84 mil reais. O contrato assinado no dia 17 de março não estabelece idade mínima dos veículos e também não estabelece regras sobre estado de conservação dos mesmos.

As denúncias sobre o estado de conservação dos ônibus tomaram conta das redes sociais já no primeiro dia de circulação, inclusive com imagens de um deles com problemas, parado em frente ao troca-troca de Teresina-PI.



A empresa Alpha Engenharia ( e locações) pertence, segundo o que o Lupa1 conseguiu levantar, ao empresário Marcos Vinícius dos Santos Veloso Alves, que também é sócio-proprietário de duas outras empresas que atuam em Teresina.

Outro ponto que não está contemplado no contrato celebrado entre a prefeitura de Timon e a empresa Alpha é sobre o sistema de gestão da operação, incluindo aí a arrecadação financeira com as passagens cobradas e a destinação dos recursos, ao final de cada período. Um ponto de interrogação ainda mais explícito é sobre a legalidade dessa operação, aos olhos da ANTT, a Agência Nacional de Transporte Terrestre, já que no itinerário que inclui Teresina, a operação deixa de ser urbana, passando a ser interestadual.

Diante de todas essas informações, o Grupo Lupa1 disponibiliza espaço para que a Prefeitura de Timon possa se manifestar. O espaço também está reservado para os representantes da empresa Alpha Engenharia.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas