Uma CARTA ABERTA para Ciro Gomes
Uma carta de Cezar Fortes que chama Ciro Gomes de volta ao palco da política. Vale a pena ler.
Caros leitores, fiquei a pensar numa melhor forma de dizer algumas coisas sobre Ciro Gomes. Também pensei em dizer algumas coisas sobre ele a ele mesmo.
na minha humilde opinião, Ciro, apesar de seu temperamento questionável, é uma mente brilhante da qual o Brasil não pode prescindir.

Sendo assim, decidi escrever uma CARTA ABERTA, direcionada a ele.
Espero que ele a leia, mas não somente ele. Que você leia e faça-a chegar a quantos mais puder. Ninguém é obrigado a concordar. Só peço que leia e reflita.
Vamos a carta:
Teresina, março de 2023
Olá, Ciro. Como vai você? Está sumido, macho. Anda pelas bandas de Sobral? Ou de Fortaleza? A mídia não toca mais em teu nome!! Ficar calado deve estar te matando. Estou escrevendo para reclamar de você.

Nas últimas eleições presidenciais, você teve a sensibilidade de tocar em muitas feridas nossas. Foram diversas. Vou recuperar só duas delas: nossa escandalosa despesa com juros e o forte endividamento g h das famílias brasileiras.
Com relação a primeira, você demonstrou como os rentistas estão se apropriando dos recursos públicos que fazem falta na educação, saúde, etc. Sobre o endividamento, você chegou a propor uma
renegociação nacional que iria recompor o poder de consumo das famílias e tirá-las do constrangimento do “nome sujo”. Mas por que estou reclamando de sua atitude?
Coragem nunca te faltou, não duvido. O que faltou foi inteligência, Ciro. E logo você, um homem reconhecidamente sábio e que se expressa como poucos. Há anos atrás, você e o Tasso Jereissati estiveram aqui em Teresina, participando de um encontro promovido pela Associação Comercial do Piauí. O Tasso falou inicialmente. Quase dormi: um tédio enorme. Quando chegou a tua vez de falar, tudo se transformou.
Que orador! Definitivamente, você sabia falar e empolgar. Gesticulava e fazia pausas, como só os grandes atores conseguiam fazer. A memória era simplesmente espantosa. Os assuntos evoluíam numa lógica absurda. O convencimento era geral. No entanto, no entanto, no entanto, você fracassou na campanha, Ciro Gomes.
Você escolheu questões centrais para o nosso país – coisa que os outros quase nunca o fizeram – mas não conseguiu sensibilizar a gente, Ciro. Tua estratégia foi horrorosa. Sabe o ator que estraga um belo texto? Foi o que aconteceu. E você fechou a campanha, menor do que começou. Quantos erros, amigo!! Até no segundo turno, apesar dos apelos do amigo Nelsinho Motta!!

E agora, estes mesmos problemas que você tocou e que salientei, estão aí na nossa cara, nos desafiando. Estamos enrolados para solucionar. Você podia nos ajudar. E muito. Mas você fracassou. Não conseguiu nos seduzir. Logo você, um sedutor de múltiplos truques. Todos temos o direito de errar. Você merece tentar novamente. O Brasil precisa de você.
Que tal voltar ao palco?