Geral

Teto de juros consignado do INSS tem queda para 1,91% ao mês

Medida foi aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social.

17 de agosto de 2023 às 21:11
1 min de leitura

Foi aprovado nesta quinta-feira (17), pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), o novo teto de juros para operações de crédito consignado do INSS. A nova taxa fixa é de 1,91%, 0,6 ponto percentual menor que a taxa anterior, de 1,97%.

INSSAgência Brasil

O antigo limite estava em vigor desde março de 2023. Houve também mudança no teto de juros para o cartão de crédito consignado para 2,83%, com uma queda de 06 percentual em comparação ao ao limite anterior, de 2,89%. Propostas pelo próprio governo, as medidas entram em vigor assim que a instrução normativa for publicada noDiário Oficial da União.


A medida foi aprovada com 14 votos a favor e 1 contra. Durante a reunião, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que é pretendido pela pasta propor mais reduções no teto do consignado à medida que a taxa Selic cair. Ainda segundo o ministro, os bancos oficiais cobram taxas menores que o novo teto de 1,91% ao mês, como exemplo o Banco do Brasil, com taxa de 1,77% e Caixa, 1,7% juros ao mês.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas