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Silvio Mendes anuncia redução de R$ 4 milhões nas despesas com limpeza pública

Durante a conversa, ele revelou que a prefeitura conseguiu reduzir cerca de R$ 4 milhões nos custos do serviço.

06 de março de 2025 às 15:03
3 min de leitura

Na manhã desta quinta-feira (6), o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, concedeu entrevista para tratar dos principais temas da gestão municipal, com ênfase na complexidade dos contratos referentes à limpeza pública na cidade. Durante a conversa, ele revelou que a prefeitura conseguiu reduzir cerca de R$ 4 milhões nos custos do serviço, mesmo com a realização de mutirões de limpeza em toda a capital.

Silvio Mendes - Foto:Reprodução

Segundo o prefeito, o contrato principal para a limpeza pública tem duração de cinco anos e apresenta grande complexidade no edital, o que frequentemente resulta em recursos por parte dos concorrentes. No entanto, a gestão implementou uma mudança significativa: ao invés de apenas uma empresa ser responsável pelo serviço, agora serão duas, com o objetivo de garantir uma cidade mais limpa e segura.

O prefeito também explicou que a empresa atualmente responsável pelo serviço encerrará seu contrato em maio. Diante da possibilidade de novos recursos na licitação mais longa, a prefeitura decidiu lançar um edital emergencial, mais simples, que estará vigente até a homologacão do novo contrato definitivo.

“O contrato maior tem duração de cinco anos, são 60 meses, e a complexidade do edital é muito grande. Geralmente, acontece recursos dos concorrentes. Agora, a novidade é que serão duas empresas e não só uma para a cidade poder ficar mais segura, mais limpa. Como é possível e provável que tenha recurso das concorrentes, essa empresa que não faz um serviço que nos satisfaça encerra o contrato em maio. Como deverá ter recursos na licitação mais longa, estamos fazendo um edital emergencial, mais simples, que se encerra quando a nova empresa for homologada. É uma questão de cuidado”, destacou Silvio Mendes.

A limpeza pública de Teresina é um dos serviços mais onerosos para o cofres municipais, chegando a custar R$ 25 milhões por mês, segundo o prefeito. No entanto, com a otimização dos contratos, a prefeitura conseguiu reduzir esse custo para aproximadamente R$ 17 milhões, uma economia de cerca de R$ 4 milhões, sem comprometer a qualidade do serviço prestado.

“O contrato emergencial vamos aperfeiçoar um pouco. A limpeza pública de Teresina é muito cara, chegou a se pagar R$ 25 milhões por mês. É um dos maiores contratos da prefeitura, fora a folha de pessoal e a saúde. Portanto, vamos fazer um edital mais simples para que a população não pague uma conta que não deve. Conseguimos reduzir para R$ 17 milhões, era em torno de R$ 22 milhões, e mesmo assim fizemos mutirões”, afirmou o gestor.

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