Setut diz que é a favor da tarifa zero nos ônibus de Teresina
Segundo a empresa, esse seria o melhor cenário para os sistemas urbanos dos municípios.
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informou nesta terça-feira (13) que apoia a iniciativa de um projeto de lei do deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), que pretende discutir sobre a implantação da tarifa zero de ônibus por todo Brasil.
Segundo a empresa, esse seria o melhor cenário para os sistemas urbanos dos municípios. Contudo, reiteram que a prefeitura da capital deve repassar de forma correta os subsídios para manter o equilíbrio financeiro do sistema.
Em nota, o Sindicato explica que segue cobrando a gestão para que cumpra com o dever de manter a qualidade no transporte público e que faça o repasse dos valores devidos aos empresários.
“A PMT vem pagando R$ 850 mil desde abril e a necessidade de subsídio é de R$ 5 milhões por mês para equilíbrio financeiro do sistema. Seguimos buscando diálogo e soluções efetivas”, pontua.
Conforme o SETUT, os valores devidos são referentes às gratuidades, passe estudantil, integrações, como também ao quantitativo de ônibus ofertados aos usuários, que se torna superior ao necessário, tecnicamente.
Sobre o projeto
De acordo com o projeto de lei que visa a tarifa zero, o sistema gratuito seria financiado pelos empregadores, que hoje pagam vale-transporte, pelo governo e pelos usuários de carros. Se transformado em lei, qualquer cidadão teria acesso de graça a ônibus e ao metrô.