Saúde Digital já registrou 539 mil atendimentos desde o lançamento no Piauí
Lançado em 2023, o programa oferece consultas gratuitas em 12 especialidades médias e não médicas.
O programa Piauí Saúde Digital já conta com mais de 539 mil atendimentos desde seu lançamento, transformando a forma como a população do Estado acessa os cuidados médicos. Lançado em 2023, o programa oferece consultas gratuitas em 12 especialidades médicas e não médicas, pelo celular ou em salas instaladas em espaços públicos e unidades de saúde.
Segundo o secretário da Saúde, Antônio Luiz, o programa pode resolver cerca de 80 dos problemas de saúde dos piauienses sem a necessidade de ida presencial ao hospital, incluindo a ansiedade.
“Uma paciente, minha conhecida, me ligou com um aperto no peito, nervosa, achando que ia morrer. Já baixou o aplicativo, fez a consulta. O médico olhou, viu que não era cardíaco, era apenas ansiedade. Receitou o remédio e pela manhã ela já estava bem e feliz. Imagina se tivesse ido direto para o hospital? ”, disse o secretário.
O serviço funciona por meio do aplicativo "Piauí Saúde Digital", que pode ser instalado gratuitamente, e em salas específicas instaladas em Unidades Básicas de Saúde em todo o estado do Piauí. Nas UBS, o paciente pode consultar nas especialidades de cardiologia, neurologia, psiquiatria, pediatria, nutrição, ortopedia, endocrinologia, dermatologia, psicologia e clínica geral, entre outras.
“É saúde na palma da mão. E nos espaços de cidadania, por exemplo, a pessoa pode resolver questões administrativas e sair com uma consulta médica feita na mesma hora, em um ambiente bonito e bem estruturado. Isso é dignidade”, destacou o secretário Antônio Luiz.
Agora, o objetivo da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) é que o programa seja instalado nas novas escolas estaduais do Piauí.