Rafael Fonteles inaugura sistema de radiocomunicação da Polícia Militar do Piauí
Etapa atual vai atender 224 municípios, em uma cobertura geográfica de 251 mil km² na região metropolitana de Teresina até o litoral.
O governador Rafael Fonteles (PT) lançou, na manhã desta quinta-feira (27), a primeira fase da digitalização do sistema de radiocomunicação da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). A solenidade aconteceu no quartel da Polícia Militar (PM) e contou com a presença do comandante Scheiwann Lopes, além de outras autoridades.
Fornecido pelo Motorola Solutions, o sistema inclui equipamentos avançados e mais de 1500 rádios digitais, integrando a Central de Atendimento e Despacho (CAD) e as forças da PM, Polícia Civil, e Corpo de Bombeiros da região metropolitana de Teresina.
Segundo Fonteles, a meta depois desse lançamento, é avançar para o sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial.
“Mas se isso é feito de cima para baixo ou de maneira artificial, às vezes para governo dar uma resposta para a sociedade, de que está investindo na segurança, aí tira um monte de fotos e vídeos, não vai repercutir no que interessa, o que interessa para o povo não é mais policial, mais viatura, mais sirene, mais armas, o que interessa para o povo é menos roubo, menos furto, menos homicídio e menos menos estupro”, declarou o governador.
Ao Lupa1, o coronel Scheiwann Lopes explica que esse sistema de radiocomunicação permite uma integração com outras forças de segurança, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal e também com as Forças Federais.
“Ele [o sistema] tem inteligência artificial que possibilita outras utilizações que não só a comunicação, mas também outras ferramentas. Ele é que há de mais moderno no Brasil e irá cobrir todo o território piauiense.
A etapa atual vai atender 224 municípios, em uma cobertura geográfica de 251 mil km² na região metropolitana de Teresina até o litoral e, em breve, será expandida para região semiárida e cerrado.