Geral

Prefeito Sílvio Mendes anuncia redução de 20% na taxa de esgoto em Teresina

Anúncio foi feito durante reunião no Salão Nobre do Palácio da Cidade, nesta terça-feira (11).

11 de março de 2025 às 15:09
3 min de leitura

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), anunciou um acordo com a Águas de Teresina para a isenção e diminuição da taxa de esgoto cobrada pela empresa na capital. O anúncio foi feito durante reunião no Salão Nobre do Palácio da Cidade, nesta terça-feira (11).

Prefeito Silvio Mendes: Foto: Lupa1

O prefeito falou sobre a isenção de pessoas que estão no Cadúnico, que identifica pessoas de baixa renda e inclui em programas sociais.

‘’Primeiro, a implantação do CadÚnico. Qualquer família das 166.345 que Teresina possui, ao fazer a solicitação de encontro ou de ligação com a rede de esgoto ou de água, serão isentos de pagamento de qualquer taxa. Ninguém vai pagar aqueles que estiverem na relação do CadÚnico’’, disse o gestor.

Sobre o valor da taxa, o chefe do executivo municipal pontuou a diminuição. ‘’A partir de agora, deste mês, será cobrado 80% e não mais 100% do valor da água pelo uso do esgoto. A rede de esgoto vai pagar 20% a menos do que estava sendo cobrado’’, destacou Silvio.

Encontro que discutiu os acordos - Foto: ASCOM

O prefeito falou ainda do terceiro ponto do acordo, que trata da ligação da rede do esgoto sem qualquer cobrança por seis meses. ‘’A ligação do imóvel à rede de esgoto terá seis meses que podem ser ligados do imóvel à rede de esgoto sem pagamento de qualquer taxa. Será isento o pagamento de qualquer natureza. De seis meses até completar um ano, será cobrado 50% desse valor que poderá ser pago em até 60 meses, ou em cinco anos’’, pontuou o gestor.

Com isso, as obras serão retomadas, segundo Sílvio Mendes. Segundo ele, caso a empresa não cumpra o acordo de recuperar todas as valas em 120 dias, a gestão irá proibir novamente as obras.

‘’Diante desse encaminhamento, a prefeitura está liberando novamente a expansão da rede de esgoto porque a empresa se compromete a recuperar todas as valas malfeitas por toda a cidade em um prazo de 120 dias. Se não cumprir, a gente volta à modificação. Mas eu espero que a palavra escrita e falada seja cumprida’’, afirmou o prefeito.

A diretora-presidente da Águas de Teresina, Carolina Serafim, comentou o acordo e ressaltou os benefícios para a população teresinense. ‘’Teremos o compromisso de refazimento das valas, manutenção desse grupo de trabalho com a Eturb, com as SDUs e com a Arsete e garantindo cada vez mais uma melhor prestação de serviço para a população de Teresina e ampliando o saneamento. Que traz saúde, qualidade de vida, dignidade e transformação para a cidade que é o que todos nós queremos’’, disse Carolina.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas