Geral

Prefeito inaugura 1ª filial do Procon Municipal na zona Sul de Teresina

Nova unidade está instalada no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Uninassau, localizada no bairro Redenção.

23 de agosto de 2023 às 08:40
4 min de leitura

A administração municipal de Teresina inaugurou, no dia 22 de agosto, a primeira filial do Procon Municipal, como parte dos esforços para descentralizar as operações desse órgão, que antes estavam concentradas exclusivamente na zona Leste da cidade. A nova unidade está instalada no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Uninassau, localizada no bairro Redenção, zona Sul da capital.

1ª filial do Procon Municipal - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Teresina

A nova unidade irá oferecer uma gama de serviços direcionados ao registro de queixas dos consumidores, orientação jurídica e facilitação de audiências de conciliação e mediação.

“É um direito do cidadão e junto com parceiros podemos proporcionar esse presente para Teresina. Essa parceria vai nos render bons frutos, pois sabemos do compromisso da faculdade com visão de conhecimento com qualidade e forte na parte social. Espero que os serviços aqui ajudem a população”, disse o prefeito Dr. Pessoa.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), Iran Felinto, enfatizou que a descentralização do Procon é uma estratégia para tornar os serviços mais eficientes.

“Essa descentralização do Procon Municipal inicia pela zona Sul, uma das maiores zonas da cidade, onde aproximadamente 350 mil habitantes que moram nessa região podem ter esse atendimento de forma mais célere e em um espaço com muito conforto, mas a nossa intenção é também expandir o órgão para mais zonas da cidade”, pontuou o secretário da SEMDEC.

1ª filial do Procon Municipal - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Teresina

O coordenador do Procon Municipal de Teresina, Bráulio Melo, disse que um dos objetivos da unidade é ampliar a prestação de serviços ofertados pelo órgão.

“Estamos decentralizando os serviços que são prestados na nossa matriz, que fica na sede da SEMDEC. Todos os serviços que ofertamos serão realizadas aqui na unidade. É uma forma de ampliar o raio de atuação e claro, prestigiar a população da zona Sul, região populosa e nada melhor trazer esses serviços aqui”, afirmou o coordenador.

A abertura da filial também oferecerá aos alunos do curso de Direito da Uninassau a oportunidade de entrar no mercado de trabalho, graças à formação técnica oferecida pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade.

“Essa parceria entre o Centro Universitário Maurício de Nassau, campus Redenção e o Procon através da SEMDEC, tem como objetivo prestar o atendimento em demandas relacionadas ao direito do consumidor para toda a cidade de Teresina, em especial à população da zona Sul, bem como proporcionará aos alunos estagiários da instituição, um maior contato com casos práticos reais na área consumerista, permitindo uma formação mais aprofundada”, concluiu o coordenador do Curso de Direito da Faculdade, Thiago Normando.

1ª filial do Procon Municipal - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Teresina

O Procon Municipal é uma entidade de atendimento ligada à Prefeitura de Teresina, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC). Criado em 2019, durante seus quatro anos de operação, atendeu a mais de seis mil consumidores por meio de registros de queixas e audiências, com uma taxa de resolução de 85%, ou seja, apenas 15% das questões chegaram ao poder judiciário.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas