Geral

PM-PI finaliza curso e forma 24 novos policiais do Batalhão de Operações Especiais

Encerramento se deu durante a elaboração de um exercício simulado para o treinamento de uma operação real.

10 de abril de 2024 às 14:40
2 min de leitura

A Polícia Militar do Piauí encerrou, na madrugada desta quarta-feira (10), o V Curso de Ações Táticas Especiais (CATE), na sede do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Ao todo, 24 policiais militares concluíram a capacitação, que teve 51 dias de duração, envolvendo aulas teóricas e práticas. O encerramento se deu durante a elaboração de um exercício simulado para o treinamento de uma operação real.

PM forma novos policiais - Foto: Governo do Piauí

Os novos operadores irão integrar a unidade do BOPE e serão utilizados em diversas missões de alto e altíssimo risco em defesa da sociedade. O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, enfatizou a importância da conclusão de mais esse curso promovido pela corporação.

“É com muito orgulho que formamos mais de vinte operadores que estiveram imersos no laboratório ao extremo, onde leva o operador ao limite da condição humana, pois eles serão empregados em operações especiais. Os policiais militares, sendo que um deles é PM do Maranhão, concluíram, após 51 dias, o ardoroso curso de ações táticas especiais. E a partir de agora eles pertencem à família BOPE e serão empregados em missões de alto risco”, afirmou o coronel.

Habilidades com bombas explosivas, técnicas de negociação, atirador de precisão e ações táticas de alto risco foram alguns dos aprendizados adquiridos pelos novos operadores durante a capacitação. O comandante do BOPE, major Francílio Alves, destacou a importância dessa capacitação para a segurança pública do estado.

“O V CATE é importante para o Batalhão, pois fomenta a formação especializada, tendo a possibilidade de habilitar os policiais militares do Piauí para compor as companhias da unidade. Então o policial, ao concluir esse curso, está habilitado para atuar em ocorrências de alto e altíssimo risco, demandadas para a corporação, em especial para o BOPE”, finalizou o major.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas