Por Tiago Moura
30 de junho de 2026 às 10:11 ▪ Atualizado há 1 hora
O Piauí recebe, nesta quarta-feira (1º), novos equipamentos que irão reforçar a rede de atenção à saúde no Piauí, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS) e na qualificação do atendimento especializado. As entregas fazem parte dos investimentos estratégicos promovidos pelo governo federal no âmbito do Novo PAC Saúde. A solenidade será realizada às 16h30, no estacionamento do Complexo da Ponte Estaiada, localizado na Avenida Raul Lopes, em Teresina, e contará com a presença do governador Rafael Fonteles e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias.
Piauí recebe novos equipamentos do Governo Federal para reforçar a saúde em todo o estado nesta quarta (01). Foto: Ascom Na ocasião, também serão assinadas, de forma simbólica, as ordens de serviço para a implantação das policlínicas nos municípios de Parnaíba e Picos, além da construção da maternidade de Bom Jesus.
Entre os equipamentos que serão entregues estão 47 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), 58 micro-ônibus, 11 vans, oito ambulâncias Tipo A, 20 ambulâncias do Samu destinadas à renovação da frota, 25 ambulâncias do Samu – Unidade de Suporte Básico (USB) e cinco ambulâncias do Samu – Unidade de Suporte Avançado (USA).
Piauí recebe novos equipamentos do Governo Federal para reforçar a saúde em todo o estado nesta quarta. Foto: Ascom “Esses investimentos representam um importante avanço na qualificação da Atenção Primária à Saúde e no fortalecimento da rede de urgência e emergência, garantindo maior cobertura assistencial, redução do tempo de resposta e ampliação da capacidade de atendimento à população”, destaca o secretário da Saúde, Dirceu Campêlo.
Samu Aéreo
Durante o evento, também será assinado o termo de cooperação técnica entre a Sesapi e a Secretaria de Estado da Segurança Pública, que permitirá a utilização do helicóptero Esquilo AS350 pelo serviço do Samu Aéreo no transporte de pacientes.
“As entregas e os anúncios previstos fortalecem e ampliam os serviços de saúde, garantindo mais qualidade e acesso para a população em todas as regiões do Piauí”, reforça Dirceu Campêlo.
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
Segue internada
Bloqueio
INVESTIGAÇÃO
Suspensão
VEJA VÍDEO
Piauiense
Adoção
Mobilização
Saúde
Coluna Lugar de Fala
Oportunidade Jovem
Saúde
Exportação
Porte Ilegal
Melhoria
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.