Laudo médico revela que fã de Taylor Swift morreu devido exaustão térmica
Incidente aconteceu no primeiro show da cantora no Brasil, no dia 17 de novembro.
Laudo de necropsia revelou que a jovem Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu devido à exaustão térmica. O incidente aconteceu no primeiro show de Taylor Swift no Brasil, no dia 17 de novembro, após a jovem passar mal devido às altas temperaturas marcadas naquele dia no Rio de Janeiro.
De acordo com o laudo divulgado pelo Portal G1, o perito concluiu que a jovem estava exposta ao calor difuso, ou seja, que havia calor extremo no ambiente. A evolução clínica aponta exaustão térmica com quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, evoluindo para morte súbita.
O laudo afirma que Ana Clara morreu devido uma hemorragia alveolar que causou lesões nos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões, danificando o órgão e causando morte súbita.
Exames toxicológicos
Os exames toxicológicos e histopatológicos solicitados apontaram que a jovem não consumiu bebida alcoólica, nem substâncias tóxicas.
Inquérito
Um inquérito policial foi aberto e a investigação pode levar ao indiciamento dos representantes da TF4 (Time For Fun), empresa responsável pela organização do show da Taylor no Brasil.
Segundo as denúncias, não havia distribuição de garrafas d'água no local do evento. Em vídeos divulgados na época, Taylor Swift teve que parar a apresentação para pedir que os organizadores levassem água para o público.
Pronunciamento da cantora
Após a morte da fã, Taylor Swift publicou uma carta aberta em suas redes sociais, lamentando a morte de Ana Clara: "Não consigo dizer o quanto estou arrasada com isso. tenho poucas informações além do fato de que ela era incrivelmente linda e muito jovem", escreveu a cantora.
Medidas
Durante a apresentação, houve vários registros de pessoas passando mal por conta do calor. Depois da morte de Ana Clara, o ministro da Justiça Flávio Dino editou uma portaria para garantir a obrigatoriedade da distribuição gratuita de água em shows, festivais e grandes eventos no país.
De acordo com a medida, as empresas responsáveis pela organização dos eventos devem disponibilizar bebedouros ou realizar distribuição de garrafas de água adequadas para consumo. Além da instalação de "ilhas de hidratação" de fácil acesso, sem custos adicionais ao consumidor.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União no dia 22 de novembro, com validade de 120 dias. Na Câmara Federal, os deputados articulam a criação de uma lei permanente que garanta a disponibilização de água gratuita em grandes eventos.
Entenda o caso
Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu na noite dessa sexta-feira (17), após passar mal durante show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.
A jovem natural do Mato Grosso do Sul passou mal e desmaiou no início do show. Na internet, fãs reclamaram do calor extremo e da falta de organização do evento que limitava o uso de garrafas de água. Nessa sexta-feira (17), a temperatura no Rio de Janeiro ultrapassou os 40ºC.