Geral

Julho chegou: como manter a alimentação saudável das crianças durante as férias escolares?

Especialistas alertam que é importante manter uma alimentação saudável.

04 de julho de 2022 às 15:29
2 min de leitura

As férias escolares são sinônimo de quebra de rotina para as crianças. Com os horários mais flexíveis, a agenda dos pequenos fica cheia de atividades com muita diversão, viagens e passeios, sem contar no aumento das guloseimas, como fast-foods, produtos industrializados com alto teor de sódio, gordura e açúcar. Durante este período, é importante manter os bons hábitos alimentares, com um cardápio variado e nutritivo.

A Talyta Valcarenghi, nutricionista e coordenadora do setor de Nutrição do Hospital da Polícia do Piauí-HPM, têm as dicas:

“O primeiro ponto é tentar manter uma rotina alimentar saudável. Se a criança já tem essa rotina, o importante é tentar manter. Mesmo no período de férias o ideal é tentar não fugir do padrão, por que essas “fugas” atrapalham um pouco o processo de construção alimentar dessa criança. Mas isso depende muito do que é ofertado e depende também dos próprios pais. Outro ponto é pesquisar na internet, tentar variar um pouco, fazer picolés de frutas, incluir a criança no processo de cozinhar, de fazer os picolés, para ela se sentir mais atraída em consumir.”

Aqui vai mais algumas dicas repassadas pela nutricionista:

1- Fazer refeições em família, sempre incluindo legumes e saladas;

2- Ousar na criatividade na hora dos lanches, como picolés de frutas, sanduíches naturais. Preferir pipoca de panela e não de microondas.

3- Envolver as crianças em atividades que movimentem o corpo. Brincar longe das telas.

4- Evitar fazer as refeições em frente à TV, celular ou tablet.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas