Joaquim Bezerra assume vice-presidência de Governança e Gestão do Conselho Federal de Contabilidade
Contador já foi vice-presidente de Política Institucional e vice-presidente Operacional do CFC.
O contador piauiense Joaquim de Alencar Bezerra Filho foi eleito, nesta quinta-feira (22/02), vice-presidente de Governança e Gestão do Conselho Federal de Contabilidade. Joaquim Bezerra já foi vice-presidente de Política Institucional e vice-presidente Operacional do Conselho Federal de Contabilidade.
Em 2022, quando era vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho deixou o cargo e tomou posse como presidente da Academia Piauiense de Ciências Contábeis (Apicicon).
Saiba quem é Joaquim Bezerra
Joaquim Bezerra, palestrante nacional e internacional, é especializado em Contabilidade e Auditoria, atuando como consultor empresarial no âmbito de negócios e mercado financeiro. Ele desempenhou o papel de Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e de Política Institucional.
Além de seus feitos acadêmicos, Bezerra recebeu reconhecimentos notáveis, como a Medalha Pedro Tobias, a mais alta honraria da Contabilidade Piauiense, e a Medalha Conselheiro Saraiva, a maior honraria da cidade de Teresina, Piauí.
Na esfera estudantil, ele foi uma figura destacada na Contabilidade Brasileira, sendo um dos pioneiros do Programa de Integração Estudantil do CFC. Bezerra foi presidente de Centro Acadêmico, DCE, Executivas Estatuais, Regionais e Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis. Ele também é o idealizador do programa de Jovens Lideranças Contábeis, reconhecido internacionalmente pelas entidades internacionais de Contabilidade.
Na esfera empresarial, Bezerra ocupou diversos cargos de destaque, incluindo secretário da Juventude de Teresina, diretor da Associação de Jovens Empresários do Piauí e conselheiro da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE). Ele também atuou como Conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, ocupando a Vice-Presidência de Política Institucional por três gestões, destacando-se na articulação política com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do país. Além disso, coordenou várias comissões técnicas e sociais do Sistema Contábil Brasileiro.
Como profissional, Bezerra lecionou em diversas instituições, incluindo a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o CESVALE e a Uni-Anhanguera em Goiás. Sua atuação abrange áreas como contabilidade empresarial e governamental, auditoria governamental, consultoria tributária e empresarial, projetos de captação de recursos na área governamental e viabilidade econômica na área privada. Ele também se destacou na área da Contabilidade Eleitoral, liderando o movimento que resultou no reconhecimento pelo Congresso Brasileiro e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da Contabilidade Eleitoral como uma área específica de atuação contábil.