Geral

Jericoroa: A praia de água doce de Teresina

A coroa do rio Parnaíba abriga o tradicional bar Jericoroa, que é o preferido do público pelas características litorâneas.

03 de julho de 2022 às 14:51
3 min de leitura

Todos os anos durante o verão, a natureza presenteia teresinenses e timonenses com uma excelente opção de lazer.

Localizado nos bancos de areia do rio Parnaíba, o Bar Jericoroa é o destino preferidos daqueles que desejam aproveitar um espaço rodeado por água doce e uma paisagem deslumbrante.

Morgana Moura/Lupa1

O ponto turístico é uma tradição que já tem mais de cinquenta anos de existência. O atual responsável pelo local, José Pinheiro conta que há mais de vinte anos se encarrega de tornar o ambiente mais agradável.

O empreendimento conta com um cardápio clássico a moda praiana, com diversos tipos de peixes. Segundo José, o prato mais vendido para os frequentadores do bar, é a tradicional “piaba”.

Margem de areia do bar Jericoroa. Morgana Moura/Lupa1

Em uma conversa descontraída com a equipe do portal Lupa1, o proprietário revela que antes de assumir o negócio que anteriormente era administrado por sua mãe, ele foi garimpeiro na Amazônia, e nos países Guiana Francesa e Suriname, e ressalta que não se arrepende de ter trocado a vida dura do garimpo por esse empreendimento que é sucesso.

José Pinheiro, proprietário do Jericoroa.

“Durante essa época eu e minha família moramos aqui para administrar o negócio. Aqui tem área de futevôlei, banda ao vivo, almoço, cerveja gelada, só coisa boa”, afirma o empresário.

Por quê Jericoroa?

Zezinho, como é popularmente chamado pelos clientes explica o motivo do espaço ter sido batizado de “Jericoroa”.

“Há uns três anos atrás a praia de Jericoacoara era bastante comentada. Um dia fui fazer uma placa de divulgação e me perguntaram qual nome iria pôr, ai pensei, se tem Jericoacoara... porque não ter uma Jericoroa?” conta Zezinho com um sorriso no rosto.

Nas folgas, o Jericoroa é a preferência da Claudia Lima, frequentadora assídua do espaço. A vigilante revela que todos os anos assim que a barraca é montada, ela marca presença.

Claudia Lima, apaixonada pelo ponto turístico.

“Eu amo isso aqui. Moro na Santa Maria da Codipi, mas saio de lá só pra curtir o Jericoroa. Quem vem aqui, se apaixona” diz a cliente da barraca.

Deslocamento

Para chega até a faixa de areia, é preciso realizar a travessia de barco. O valor é acessível, sendo somente R$10 por pessoa para o trajeto de ida e volta.

O percurso é seguro, e até o presente momento nenhum acidente foi registrado. A embarcação responsável por transportar os clientes segue todos os protocolos de segurança estabelecidos, e conta com extintor de incêndio, boias e colete salva-vidas.

Morgana Moura/Lupa1

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas