Geral

FMS vacina mais de 65 mil cães e gatos contra a raiva nas zonas Norte e Leste

No próximo sábado (09), a vacinação vai acontecer nas zonas Sul e Sudeste.

05 de dezembro de 2023 às 08:39
1 min de leitura

No último sábado (02), A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vacinou um total de 65.547 animais contra a raiva, nas zonas Norte e Leste da capital, totalizando 75,73% de cobertura vacinal. No próximo sábado (09), a vacinação vai acontecer nas zonas Sul e Sudeste.

FMS vacina mais de 65 mil cães e gatos contra a raiva nas zonas Norte e Leste - Foto: Divulgação/Gov PI

No total, foram vacinados 19.547 gatos e 46 mil cães. Durante a ação, não houveram intercorrências e contou com grande participação da população.

O gerente de Zoonoses da FMS, Élcio Leite, reforça o convite para os tutores de pets das zonas Sul e Sudeste, comparecerem aos pontos de vacinação que estarão disponíveis no próximo sábado (09). Ao todo serão 135 postos espalhados, com funcionamento das 8h às 17h.

A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente. Nem toda mordida transmite raiva, para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva, por isso é necessário garantir a vacinação.

A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos. A campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas