Geral

FIEPI inaugura prédio da Escola SENAI na zona Norte de Teresina

Participaram da inauguração, a convite do presidente Zé Filho, o governador Rafael Fonteles, deputados federais, estaduais e secretários de estado

06 de junho de 2024 às 20:35
5 min de leitura

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí - FIEPI, inaugurou na noite desta quinta-feira (06) o Centro de Formação Profissional Cândido Athayde, o novo prédio da Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Teresina.

Escola Senai - Foto: Heitor Carvalho/Lupa1

Após 50 anos de sua construção, o prédio ganhou uma nova estrutura que conta com equipamentos modernos, salas de aula e laboratórios. A escola é focada em inovação e tecnologia e tem capacidade para receber mais de 10 mil alunos por ano.

O Governador Rafael Fonteles (PT) disse que ficou impressionado com a estrutura da escola e destacou a relevância do investimento para a capacitação de novos profissionais, principalmente os jovens,

“Sem sombra de dúvidas é a melhor escola voltada para o ensino técnico, voltado para a indústria, de toda a história do Estado Piauí. É um momento de festa para o nosso Estado. A partir daqui nós teremos uma capacitação ainda melhor da nossa juventude principalmente em áreas que contam com equipamentos fantásticos, bastante tecnológicos”, comentou o governador.

Governador do Piauí, Rafael Fonteles - Foto: Heitor Carvalho/Lupa1

O presidente da FIEPI, Zé Filho, falou que a escola vai ofertar mais de 160 cursos em diversas áreas.

“Nós estamos conseguindo entregar agora uma nova escola de inovação em tecnologia, onde tudo de mais moderno que a indústria precisa está aqui. Nós vamos preparar quase 10 mil alunos por ano para atender essas empresas. Áreas como motomecânica, costura, panificação. São mais de 160 cursos que vão ser oferecidos aqui, e que agora nós vamos ter capacidade de poder atender e qualificar essa mão de obra”, disse Zé Filho.


Também participou do evento, entre outras autoridades, o deputado federal Júlio César Lima (PSD) , que destacou a importância do “Sistema S” voltado para o treinamento profissional, assistência social, pesquisa e assistência técnica no país. Entre os que fazem parte do Sistema S estão o Senai, Sesi e Senac e Senar.

“Sou defensor permanente do sistema S, o ‘S’ do comércio, da indústria, da cultura, de todo o Brasil, porque ele é o sistema que mais qualifica mão de obra, preparada para conquistar, principalmente, o primeiro emprego. E essa unidade que está sendo inaugurada hoje, através da FIEPI, do Senai, é muito importante e tenho certeza que vai ter uma importância ainda maior na qualificação do jovem, principalmente aquele de baixa renda, que precisa ser qualificado para o primeiro emprego”, disse o deputado.

Deputado Federal Júlio Cesar - Foto: Heitor Carvalho/Lupa1

Presidente da Badespi, Feliphe Araújo falou também falou sobre a importância da Escola Senai em Teresina na qualificação dos jovens para ingressar no mercado de trabalho.

“O Empreendedorismo no nosso estado vem cada vez mais tendo investimentos de novas empresas e novas indústrias que estão chegando. Isso vai movimentar toda a economia e, claro, com esses investimentos é preciso que as pessoas estejam qualificadas para poderem conquistar essas vagas. E que sejam conquistadas pelos piauienses”, disse.

Presidente da Badespi, Feliphe Araújo - Foto: Heitor Carvalho/Lupa1

O Secretário da Educação, Washington Bandeira esteve também prestigiando o evento e falou da importância da obra para a educação piauiense.

Secretário da Educação, Washington Bandeira - Foto: Heitor Carvalho/Lupa1

“Essa escola é importante para Teresina, para a formação técnica e profissional dos novos jovens, para as áreas mais modernas. O Sistema S, especialmente o Senai, é um parceiro do Governo do Estado, da Secretaria de Educação, nessa missão de preparar os nossos jovens para o mundo do trabalho através de uma educação de qualidade focada no ensino profissional e tecnológico”, disse o secretário.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas