Geral

Famílias inscritas no CadÚnico podem solicitar nova parabólica digital

Prazo para pedir a instalação do equipamento sem custo já está aberto e segue até o fim de junho.

07 de abril de 2025 às 15:27
1 min de leitura

Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal e que ainda usam o aparelho analógico podem solicitar a nova antena parabólica digital até 30 de junho, às 20h.

kit de parabólica digital - Foto: Divulgação / MCom

Os interessados podem fazer agendamento pelo site www.sigaantenado.com.brou pelo telefone 0800 729 2404. A indicação é que as famílias realizem o pedido o quanto antes, uma vez que o desligamento do sinal tradicional já está em andamento em diversas localidades.

O kit é distribuído para adaptar o acesso televisivo às famílias e feito pela entidade Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Canais de grande audiência já deixaram de transmitir ou estão próximos de encerrar suas atividades no formato parabólico tradicional. Com isso, famílias que ainda utilizam a parabólica convencional — aquela de tamanho grande e com estrutura vazada — podem perder o acesso à programação de televisão aberta via satélite.

Segundo o Ministério das Comunicações, a nova parabólica digital oferece melhorias na qualidade da imagem e do som, além de ampliar o número de canais disponíveis para mais de 140, entre opções nacionais e regionais. Além disso, a tecnologia transmite em alta definição (Full HD), com recepção mais estável e menor risco de interferências.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas