Municípios

Esperantina reforça campanha de combate ao trabalho infantil e alerta para proteção da infância

Data tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para uma realidade que ainda atinge milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo.

Por Emanuel Oliveira

12 de junho de 2026 às 10:09 ▪ Atualizado há 2 horas

Ver resumo
  • Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é celebrado em 12 de junho.
  • A Prefeitura de Esperantina intensificou ações de conscientização contra o trabalho infantil.
  • O objetivo é proteger integralmente crianças e adolescentes contra a exploração de trabalho precoce.
  • Trabalho infantil é toda atividade realizada por crianças/adolescentes abaixo da idade legal, comprometendo seu desenvolvimento.
  • A campanha é promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com instituições de proteção.
  • A iniciativa faz parte do Selo UNICEF e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
  • A responsabilidade pelo enfrentamento é coletiva, incluindo famílias, escolas, órgãos públicos e cidadãos.
  • O objetivo é garantir direitos, oportunidades e desenvolvimento saudável para crianças e adolescentes.

No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, a Prefeitura de Esperantina intensificou as ações de conscientização sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes e do enfrentamento à exploração do trabalho precoce.

Esperantina reforça campanha de combate ao trabalho infantil e alerta para proteção da infância - Foto: Divulgação

A data tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para uma realidade que ainda atinge milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo, comprometendo o desenvolvimento físico, emocional, social e educacional desse público.

Caracteriza-se como trabalho infantil toda atividade exercida por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida pela legislação brasileira, especialmente quando interfere no acesso à educação, ao lazer e ao pleno desenvolvimento.

A gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com instituições da rede de proteção, promove a Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, reforçando a necessidade do envolvimento de toda a sociedade na prevenção e no combate a essa prática.

A iniciativa integra as ações do Selo UNICEF – Edição 2025-2028 e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com foco na sensibilização da população sobre os direitos de crianças e adolescentes e na construção de uma rede de proteção mais efetiva.

A campanha destaca que o enfrentamento ao trabalho infantil é uma responsabilidade coletiva e depende da atuação conjunta de famílias, escolas, órgãos públicos, empresas e cidadãos, tanto na identificação quanto na denúncia de situações de exploração.

A orientação é clara: proteger a infância é garantir direitos, promover oportunidades e assegurar que crianças e adolescentes tenham acesso à educação, ao cuidado e a um desenvolvimento saudável e seguro.




Assine a Newsletter do Portal Lupa1

De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.