Em sessão histórica, TJ-PI elege quatro novos desembargadores; saiba quem são
Tribunal estava com vagas em aberto desde que quatro membros se aposentaram.
O plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) elegeu nesta segunda-feira (1º) quatro novos desembargadores. Dois foram eleitos na disputa pelo critério de merecimento. Outros dois pelo critério de antiguidade.
No critério de merecimento concorreram 11 candidatos e os eleitos foram Dioclécio Sousa da Silva e José Vidal de Freitas. Ambos obtiveram 16 votos, sendo eleitos, portanto, de forma unânime.
Já pelo critério de antiguidade os eleitos foram o juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto e a juíza Maria do Rosário Martins Leite, que será a única mulher no Tribunal.
Os quatro novos desembargadores vão ocupar as vagas abertas com as aposentadorias dos desembargadores Eulália Pinheiro, Eufrásio Alves, Edvaldo Moura e José Ribamar Oliveira.
Na disputa por merecimento cada um dos atuais 16 desembargadores em atividade votou em três nomes numa rodada de três votações para cada vaga em aberto. O primeiro colocado de cada votação era eleito. Na escolha pelo critério de antiguidade cada membro do TJ-PI votou em um candidato.
Aumento de vagas
Antes de eleger os quatro novos desembargadores, o plenário do TJ-PI aprovou uma resolução que aumenta de 20 para 22 desembargadores a quantidade de membros do Tribunal. A resolução ainda precisa ser analisada pela Assembleia Legislativa do Piauí.