Desfile do 7 de setembro reúne milhares de pessoas em Teresina
Evento aconteceu na Avenida Marechal Castelo Branco e teve início às 7h.
Acontece neste sábado (07) o tradicional desfile cívico-militar em homenagem ao 202° Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil. O desfile contou com milhares de pessoas, incluindo membros de mais de 50 instituições, projetos sociais, escolas públicas e privadas. O evento aconteceu na Avenida Marechal Castelo Branco e teve início às 7h.
Veja fotos:
O comandante da Polícia Militar, Scheiwann Lopes agradeceu o apoio de instituições que organizaram o evento e a Polícia Militar.
"É um evento organizado através de muitas instituições que juntas preparam esse evento para o povo apreciar o desfile. A organização está de parabéns, queremos agradecer a todos os órgãos envolvidos. Eu só tenho a agradecer a nossa tropa da Polícia Militar e a contribuição pela manutenção da ordem pública e da paz social. Esperamos evoluir cada vez mais para atender os anseios do povo do Piaui", disse o comandante.
O comandante do 25°Batalhão de Caçadores do Exército, Coronel Tarabossi, conta sobre a importância da data: "para o exercício brasileiro é uma data marcante que a gente comemora esse evento tão importante para a história do Brasil”, declarou.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles: “sem dúvida uma data muito importante que merece ser celebrada de forma solene para gerar reflexões para o nosso povo. Especialmente em relação às novas conquistas que a população ainda busca e agente como poder público tem o dever de buscar proporcionar”.
Rafael também falou sobre o seu trabalho na gestão do Estado nos últimos dois anos.
“Eu destaco sem sombra de dúvidas: saúde, educação, segurança e infraestrutura. A segurança algo de curto prazo muito relevante a gente tem conseguido reduzir os indicadores de violência, o grande legado que queremos deixar é uma educação que seja a melhor do Brasil, apostando na escola de tempo integral com educação profissional de técnica e a descentralização do serviço de saúde melhorando os hospitais do interior e uma integração maior os municípios. Além de investir fortemente na infraestrutura e no ambiente de negócio para atrair indústria”, finalizou o governador.
Veja fotos:
Os olhos atentos de Maressa, mãe de Axia, Pelotão Mirim da Polícia Militar, não escondem o orgulho de ver a filha desfilando.
“Eles estarem compartilhando isso é muito importante para as famílias e para a comunidade. Como mãe é muito gratificante ver minha filha com a roupa do Pelotão Mirim”, fala.
7 de setembro
No início do século XIX, o Brasil vivia uma fase de intensas mudanças políticas e sociais. O país, que até então era uma colônia portuguesa, enfrentava pressões internas e externas que clamavam por maior autonomia. A movimentação para a independência foi desencadeada por uma série de eventos que culminaram no famoso "Grito do Ipiranga" de Dom Pedro I, que proclamou: “Independência ou Morte!” Este ato simbolizou o fim do domínio colonial e o início de uma nova era para o Brasil.
No dia 7 de setembro de 1822, o Brasil vivenciou um dos momentos mais cruciais de sua história: a declaração de independência do país do domínio português. Mais de dois séculos depois, essa data continua a ser comemorada com fervor, marcando não apenas o orgulho nacional, mas também um reflexivo olhar sobre o caminho trilhado desde então.