Geral

Cinco mil tablets são encontrados abandonados em escolas de Teresina

Prefeitura de Teresina informou que os equipamentos estão em desuso, guardados e alguns danificados.

15 de março de 2021 às 18:55
1 min de leitura

Foram encontrados abandonados em depósitos e armários de escolas municipais de Teresina, cerca de 5 mil tablets que teriam sido adquiridos na gestão do ex-prefeito Firmino Filho, no ano de 2014.

O fato virou destaque no programa Alerta Geral, da TV Band Piauí, nesta segunda-feira (15). Após a repercussão, o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso se manifestou.

“Nos deparamos com esses equipamentos em várias escolas municipais, infelizmente sem uso. Por mais que tenha chegado com a melhor das intenções, foi abandonado indevidamente. Recurso público desperdiçado”, relatou.

A atual gestão informou que os equipamentos estão em desuso, guardados e alguns até mesmo danificados. Um levantamento da Semec, aponta que na época, foram adquiridos 5 mil tablets para o fomento da inclusão digital, através do Programa Um Computador por Aluno (UCA), custando cerca de R$ 28 milhões, mas o programa não passou da fase de testes.

O secretário municipal de Educação afirmou que os equipamentos serão restaurados, atualizados para serem utilizados pelos alunos da rede municipal nas aulas remotas.

“Nesse momento estamos realizando um levantamento de custos para ter esses tablets funcionando novamente, e o objetivo é recuperá-los para que sejam uteis de verdade. Além disso, poderemos utilizar parte dos equipamentos em outros projetos como por exemplo, introdução ao letramento digital, iniciação ao empreendedorismo, dentre outros”, disse o secretário.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas