Geral

Caso Janaína Bezerra: UFPI vai inaugurar memorial em homenagem a estudante

Memorial vai ser inaugurado no dia 30 de novembro, no Centro de Ciências da Educação (CCE).

20 de novembro de 2023 às 21:44
2 min de leitura

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai inaugurar, no dia 30 de novembro, um memorial em homenagem a Janaína Bezerra, estudante de jornalismo morta durante calourada na instituição em janeiro deste ano. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa, realizada na tarde desta segunda-feira (20), com a presença do reitor da universidade, Gildásio Guedes.

Janaína da Silva Bezerra - Foto: Reprodução/Redes SociaisReprodução/Redes Sociais

Na ocasião, o reitor ressaltou ainda algumas atitudes tomadas pela gestão após o assassinato da estudante, que tinha apenas 21 anos. Segundo ele, as equipes da instituição procuraram a família da jovem para auxiliar no enterro e, além disso, ofereceram trabalho para os familiares.

Reitor Gildásio Guedes em coletiva de imprensa - Foto: Anna Flávia/Lupa1

“Um tio da Janaína trabalha aqui, mas outros não quiseram. Nós oferecemos, inclusive, apoio psicológico através do Paulo Márcio. Nós tivemos presentes desde o dia do enterro até outro dia”, disse Gildásio.

Presente na coletiva, a professora e coordenadora de regulamentação acadêmica, Edna Magalhães, falou sobre a importância do memorial em homenagem a Janaína, que ficará no Centro de Ciências da Educação (CCE), e da criação de estratégias para combater a violência de gênero.

Professora Edna Magalhães - Foto: Reprodução

“Nós queremos que a universidade possa se constituir como um local livre das violências e do machismo. Uma universidade com igualdade de gênero, que a gente não discuta apenas a violência de gênero, mas também em relação às mulheres negras, as mulheres trans, que contemple essa intersexualidade, e a gente está trabalhando. Queremos a colaboração de todos”, finalizou a professora.



Entenda o caso

A estudante de jornalismo Janaína Bezerra foi morta durante uma calourada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em janeiro deste ano.

O acusado de praticar o crime é Thiago Mayson, que na época era mestrando em matemática na instituição. Ele foi condenado a mais de 18 anos de prisão pela prática criminosa.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas