Geral

Campanha de vacinação contra febre aftosa no Maranhão está na reta final

Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão informa que o prazo para vacinar os rebanhos não será prorrogado

21 de junho de 2021 às 15:41
4 min de leitura

Nesta segunda-feira (21) a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) informou que o prazo para vacinar os rebanhos contra febre aftosa não será prorrogado. Os produtores e criadores têm até o próximo dia 30 de junho para adquirir a vacina e imunizar bovinos e bubalinos, de todas as idades. A perspectiva é de atingir um índice de cobertura vacinal acima de 95%, do universo de mais de 9 milhões de bovinos e bubalinos do estado.

O Ministério da Agricultura concedeu ao Maranhão um prazo estendido para vacinar os animais com o objetivo de evitar aglomerações nas casas de revendas agropecuárias e nos escritórios da AGED para regularização sanitária do rebanho junto ao programa de febre aftosa.

“O prazo foi estendido para que os produtores se programassem e não deixassem de vacinar os animais. Além da necessidade de manter o índice vacinal no estado, a não vacinação no prazo estipulado poderá acarretar em multa, além do impedimento da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA)”, explicou a diretora de Defesa e Inspeção Animal da AGED, Tânia Duarte.

Agência diz que é compromisso de todos continuar vacinando o gado para que o Maranhão avance no status sanitário para zona livre de aftosa sem vacinação.

Após a imunização dos animais, o produtor tem até o dia 31 de julho para comprovar a vacinação no escritório da AGED em que sua propriedade está cadastrada, podendo fazer o agendamento. Se preferir, pode fazer a comprovação de modo virtual, bastando conferir os e-mails e contatos dos escritórios da AGED que estão disponíveis no site.

Diante do cenário de pandemia, a AGED recomenda aos produtores que obedeçam aos protocolos sanitários (como uso de máscara, higienização das mãos) emitidos pelas autoridades de saúde no combate ao coronavírus e alerta aos criadores para que não deixem para vacinar e comprovar na última hora.

Boi, vacinação contra febre aftosa Divulgação/Governo do Piauí

A doença

Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus do qual existem 7 tipos, que produzem sinais clínicos similares. Os diferentes tipos só podem ser identificados em laboratório.

O vírus está presente em grande quantidade no fluido das vesículas e também pode ocorrer na saliva, no leite e nas fezes dos animais afetados. A contaminação de qualquer objeto com qualquer dessas fontes de infecção, é uma fonte perigosa de transmissão de um rebanho a outro. No pico da doença o vírus está presente no sangue. Animais infectados começam a excretar o vírus poucos dias antes do aparecimento dos sinais clínicos. Os suínos eliminam grandes quantidades de vírus.

A transmissão para seres humanos é raríssima. Só existe um registro de Febre Aftosa em humanos na Grã Bretanha em 1966. Os efeitos gerais da doença na pessoa são muito similares à gripe com algumas aftas. A Febre Aftosa é uma doença de curta duração e autolimitante.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas