Geral

Bolsonaro compara Brasil com Venezuela: ‘Perseguem opositores’

Ex-presidente respondeu às acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que investiga uma possível tentativa de golpe no Brasil.

19 de fevereiro de 2025 às 17:28
2 min de leitura

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu, nesta quarta-feira (19), às acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que investiga uma possível tentativa de golpe no Brasil. Em uma publicação nas redes sociais, ele fez uma comparação entre o Brasil e nações da América Latina, como Venezuela, Cuba, Nicarágua e Bolívia, afirmando que "o truque de acusar a oposição de golpe não é algo novo".

Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente do Brasil - Foto: Agência Brasil

Em sua declaração, Bolsonaro afirmou que “todo regime autoritário, em sua busca por poder, precisa criar inimigos internos para justificar ações como perseguições, censura e prisões arbitrárias”. Ele completou dizendo: “Essa é uma prática global. O roteiro é bem conhecido: criam acusações vagas, se dizem defensores da democracia ou da soberania e perseguem opositores, abafam vozes dissidentes e centralizam o poder”.

Além de Bolsonaro, outros 33 aliados foram denunciados pela PGR nas investigações que apuram a existência de um possível plano golpista para manter o grupo no comando do Executivo após as eleições de 2022. Entre os denunciados estão figuras próximas ao ex-presidente, como os generais da reserva e ex-ministros Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira.

De acordo com o documento da PGR, a Polícia Federal identificou que o grupo atuava como uma organização criminosa profundamente enraizada na estrutura estatal, com ações que visavam a ruptura democrática desde 2021. A investigação aponta que essas ações culminaram nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas